Vale ainda discutir com o paciente, que, quando necessária, a traqueostomia é reversível em grande parte dos pacientes; chegando a taxas de decanulação de 80% em um ano e um tempo mediano até sua efetivação de cerca de 2 meses.
A traqueostomia pode ser definitiva (quando o paciente necessita de ventilação permanente) ou temporária, ou seja, ela pode ser revertida. Tudo depende de sua durabilidade, das condições da pele que está em torno da incisão (corte) e das condições físicas da pessoa.
Considera-se desmame da traqueostomia o momento quando se inicia o desinsuflar do cuff, até a retirada da cânula e realização do curativo oclusivo do estoma16,21. A decisão de quando iniciar o desmame da traqueostomia é um trabalho da equipe, e os fatores preditores de insucesso devem estar ausentes.
A traqueostomia definitiva é indicada quando o paciente precisa tirar toda a caixa da voz, ou seja, toda a laringe. A laringe, apesar de ser popularmente conhecida como caixa da voz, a sua principal função não é falar, a fala é uma função secundária.
Como manter a cânula limpa Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se: Calçar luvas limpas; Retirar a cânula interior e colocá-la em um recipiente com água e sabão por 5 minutos; Aspirar o interior da cânula externa com um aspirador de secreções.
Se você não possui o tubo T, pode realizar a nebulização usando a máscara do nebulizador portátil. Basta posicionar a máscara no pescoço, perto da abertura da traqueostomia e voltada para o tubo traqueal.
Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação.
Na técnica aberta, é feita uma pequena abertura na pele para expor a traqueia e seus anéis de cartilagem. O cirurgião faz, então, uma abertura (que pode ser feita em diversos formatos, a depender do caso e da experiência da equipe) para que se comunique a luz da traqueia com o ambiente externo.
A pressão do cuff deve ser em torno de 18 a 22 mmHg ou 25 a 30 cmH2O (cuffômetro) visando evitar vazamentos de ar sem compressão excessiva da mucosa traqueal e deve ser verificada no mínimo 4 vezes/dia e antes de realizar a higiene bucal.
O cuff, ou balonete do tubo endotraqueal é um dispositivo serve para obstruir ao redor das vias aéreas, evitando assim fatores que pode agravar o quadro clínico dos pacientes como aspirações e surgimento de lesões.
► Colocar o fio guia no lúmen do tubo oro endotraqueal. Aguardar o médico realizar a laringoscopia: utilizar a lâmina do laringoscópio penetrando pelo lado direito da boca (lâmina curva (valécula) ou lâmina reta levanta epiglote). Rechaçar a língua para a esquerda e para cima no campo do médico.
Para fixar o tubo deve-se usar material próprio como cadarços e fixações adesivas evitando improvisações, tais como, sondas, esparadrapos, equipos de soro, e outros (CASTELLÕES E DOPICO DA SILVA, 2007).
Para uma adequada assistência ventilatória mecânica (AVM), o tubo endotraqueal (TE) possui na sua porção distal um balonete (cuff), cuja função é selar a via aérea artificial (VAA) para evitar o refluxo de conteúdo gástrico para o interior do trato respiratório inferior (causa comum de pneumonia) e o escape de gás ...
esvaziar o balonete durante o procedimento para evitar lesão por compressão da traqueia. mobilizar o tubo para permitir melhor aspiração dos brônquios principais direito e esquerdo. não avançar a sonda além da ponta do tubo, evitando o broncoespasmo.
Se chama Cuffômetro, e é um aparelho utilizado para verificação da Pressão do Balonete do Tubo Orotraqueal, parâmetro importante para que se evite escapes de ar e pressão muito elevada do balonete na traqueal do paciente.
Para insuflação e controle da pressão de tubos orotraqueais com grande volume, e cuffs de baixa pressão. Escala com 2 zonas: Para Tubo Laríngeo e Tubo Endotraqueal.
Controle da insuflação e monitoração da pressão do balão em sondas endotraqueais e em cânulas de traqueostomia....Cufômetro - Medidor de Cuff Analogico Marca Portex.