Encapsulamento, herança e polimorfismo: as principais características da POO. As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada.
Muitas das linguagens de programação mais utilizadas atualmente (talvez a maioria) são multi-paradigma com suporte à POO. C++, C#, VB.NET, Java, Object Pascal, Objective-C, Python, SuperCollider, Ruby e Smalltalk são exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos.
21. Qual foi a primeira linguagem a oferecer suporte aos três recursos fundamentais da programação orientada a objetos? Smalltalk. Nesta linguagem tudo é objeto, uma vez que não existem tipos primitivos e por isso ela é considerada puramente orientada a objetos.
A Programação Orientada ao Objeto (Object-Oriented Programming) foi concebida há muito tempo atrás (no inicio da década de 70), a sua origem vem da linguagem Simula (Simula Language), concebida na Noruega na década de 60, e como o nome indica, foi criada para fazer simulações; entretanto, seu uso alavancou um conceito ...
Eiffel é uma linguagem orientada a objeto. Sua sintaxe é similar ao PASCAL e ALGOL. ... Eiffel tem um tipo único de dados - todos os tipos são classes - então é possível criar subclasses de classes básicas como a classe "INTEGER".
Programação orientada a objetos (POO, ou OOP segundo as suas siglas em inglês) é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados na forma de campos, também conhecidos como atributos, e códigos, na forma de procedimentos, também conhecidos como métodos.
Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
Na Ciência da Computação, programação imperativa é um paradigma de programação que descreve a computação como ações, enunciados ou comandos que mudam o estado (variáveis) de um programa. ...
paradigma imperativo de programação
Por ser um conceito que aceita diversos paradigmas, essas linguagens são fracamente tipadas e se não usadas de forma correta, o código pode conter várias “gambiarras”, ou seja, o que deveria facilitar a implementação, irá atrapalhar na manutenção do código, elevando seu custo.
Python é uma linguagem ágil, fácil e objetiva, o que democratiza seu ensino e a faz ser procurada cada vez mais. É uma linguagem orientada a objetos criada em 1991 e a sua simplicidade é sua maior característica. Conta com um modelo comunitário de desenvolvimento, que é aberto e sem fins lucrativos.
1. Características da linguagem Python. Python é uma linguagem de programação imperativa, interpretada, de alto nível e com tipagem forte e dinâmica (para saber mais sobre essas classificações clique aqui). Ela é considerada uma linguagem multi-paradigma, pois aceita diferentes formas de programação.