Depois da cirurgia plástica é colocada uma cinta modeladora que nunca deve ser tirada durante 8 dias, por isso, durante esse período não se pode tomar banho no chuveiro.
O processo de cicatrização se completa em aproximadamente 1 ano após a intervenção cirúrgica. Durante esse período é natural que a cicatriz mude de aparência (textura, cor, resistência...). É preciso ponderar características genéticas, pessoais, que interferem na cicatriz final de cada paciente.
Algumas pessoas relatam dor e coceira, além do desconforto estético. Cicatriz cirúrgica: espere, pelo menos, três meses para mexer nela. Isso porque ela tende a clarear naturalmente (desde, é caro, que você não exponha a pele ao sol nesta fase.
Nesses seis primeiros meses a cicatriz fica mais avermelhada e por vezes mais espessa e após o período inicial essa atividade vai diminuindo e começa a clarear. Durante esse tempo a proteção solar se faz necessária, pois os raios UV tendem a fixar a coloração e, consequentemente, a cicatriz não clareia como deveria.
As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
Para diminuir a espessura da cicatriz de cesárea e deixá-la o mais uniforme possível, pode-se recorrer a massagens e tratamentos que utilizam gelo, como a crioterapia, e à base de fricção, laser ou vácuo dependendo da indicação de um dermatologista.
A cicatrização da pele de uma cesárea ocorre entre 10 a 14 dias; entretanto, o processo de amadurecimento da cicatriz, ou seja, de atingir seu aspecto final e sua resistência a trações se prolonga por um período de 12 a 18 meses.
As pomadas que se podem usar após cirurgia, como cesariana, podem ser a Cicalfate ou a Dermazine, por exemplo, mas só se o médico autorizar.
Os sinais de que a cicatrização não está indo bem são sangramento, secreção amarelada, inchaço com calor local e vermelhidão excessiva. Se você notar algum deles, já pode ir ao médico para que ele avalie.