Qual A Engenharia Considerada A Mais Antiga?

Qual a engenharia considerada a mais antiga

Já percebeu como a Engenharia está por toda a parte ao nosso redor? Sua influência em nosso dia-a-dia é surpreendente, desde quando acordamos até a hora de deitar. Mas como ela surgiu?

Navegação de posts

Na verdade, é extremamente difícil definir quais são realmente as construções mais antigas do mundo. Isso porque você pode considerar de vários pontos de vista: as que ainda estão de pé, as que realmente abrigaram pessoas, as que têm determinadas dimensões, etc. Nós consideramos qualquer construção que tenha sido feita pelo homem para um determinado propósito. Para isso, nos baseamos na lista feita por Christopher McFadden para o Interesting Engineering.

A Engenharia existiu muito antes da modernidade, mesmo que não recebesse esse título. Uma prova são as construções mais antigas do mundo (ou ao menos o que restou delas). Neste texto, nós separamos uma listinha com algumas dessas construções.

A fama de Elmina Wilson está em sua condição de primeira mulher americana a se formar em Engenharia Civil. Obteve seu diploma pela Universidade do Estado de Iowa (EUA). Se tornou também a primeira mulher a ensinar engenharia nessa mesma instituição, e trabalhou em uma série de belas estruturas americanas — como o Metropolitan Life Tower de Nova York.

Você está vendo uma prévia

Você está vendo uma prévia

A engenharia civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade. A construção de vias, pontes, aeroportos aproxima os povos, assim como os templos dedicados ao culto e os edifícios destinados ao desporto, ao teatro e ao lazer, as escolas e hospitais, todos erguidos ao longo dos tempos

Quando pensamos em 'engenharias', claro que nos vem primeiro à cabeça a Engenharia mais antiga, que é a Civil. Bem, e qual o construtor da antiguidade mais conhecido da história humana? Foi Imhotep, que viveu entre 2630 e 2611, funcionário do faraó egípcio Djoser e por muitos considerado como arquiteto, pois, no seu tempo, o termo 'Engenharia' ainda não era utilizado como profissão. Assim como ele, outros construtores do passado também não se referiam assim, como 'engenheiros'; até porque, na época, quem era arquiteto ou engenheiro também poderia ser filósofo, astrônomo, médico e mais, a exemplo de Da Vinci.

Portanto, conclui-se que a engenharia civil possui uma ligação direta com o desenvolvimento da humanidade. Atualmente, a Engenharia Civil abrange uma enorme gama de aplicações, como Construção, estruturas, recursos hídricos, recursos energéticos, Geotécnica, Meio ambiente, Saneamento, Orçamento e Planejamento, Infraestrutura e mapeamento. Assim sendo, conforme o pensamento se desenvolve, elas também são desenvolvidas e aprimoradas em concordância com as necessidades de cada época.

Comentários

Mas é possível que muitas outras surjam em breve, assim como aumente as necessidades do mercado - do ser humano e do planeta - e o conhecimento em áreas específicas. Prova disso é o quanto a própria Engenharia atual está distante das práticas dos antigos artesãos.

Durante a era Vargas, o Brasil foi considerado um dos especialistas na tecnologia do concreto armado. Na década de 1990, as construtoras brasileiras passaram a dar mais atenção à qualidade final da obra e qualificação profissional dos funcionários. Essa preocupação refletiu diretamente na melhoria das edificações. Ainda nesse período, as políticas públicas de preservação do meio ambiente exerceram grande importância sobre a engenharia civil.

Construções mais antigas do mundo

Construções mais antigas do mundo

Costumamos nos familiarizar com os artistas famosos de Hollywood, devido aos seus inesquecíveis filmes de ação, comédia ou romance. Mas você se lembra de alguma das grandes mentes que criaram invenções que tornam nossas vidas mais fáceis? Será que você se recorda dos nomes de alguns dos engenheiros famosos, conhecidos por tornar o mundo melhor?

Voltando ao surgimento das escolas de Engenharia. No Brasil, a primeira instituição a falar sobre Engenharia Civil, com foco em fortificações e desenhos técnicos, foi a Real Academia de Artilharia, no ano de 1792. Depois o ensino de Engenharia evoluiu. Vamos comparar, por exemplo, com o que houve no Rio de Janeiro. Em 1810, surgiu o curso na Academia Real Militar; em 1868, na Escola Central; 1874, Escola Polytechnica; 1937, Escola Nacional de Engenharia; 1965, Escola de Engenharia da UFRJ; e 2003, Escola Politécnica da UFRJ.

FIQUE POR DENTRO

Por isso, a formação em engenharia implica o acesso a um gigantesco acervo de conhecimentos especializados, bem como um importante domínio de linguagens formais ( lógica , matemática ) e de técnicas complexas que visam, de uma forma ou de outra, tornar a vida humana mais simples, confortável. e durável.

Muitos povos da antiguidade contribuíram para melhorar as técnicas de construção. Os gregos, por exemplo, utilizaram proporções matemáticas na criação de seus templos e iniciaram o uso das colunas de sustentação. Os romanos aprimoraram o uso das colunas e popularizaram o uso do concreto. Os babilônios introduziram o uso de arcos e terraços elevados.

O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia. No topo dessa colina havia um santuário cujos restos atuais são pilares de 3 a 6 metros de altura e com 10 toneladas. Eles serviam para sustentar o telhado e há ainda, animais esculpidos nesses pilares, como raposas, leões, patos, escorpiões, etc.

Confira o ranking das 7 melhores universidades do Brasil em 2022

Últimas Matérias

No período da edificação das primeiras pirâmides faraônicas, iniciaram-se as preocupações com a estética e grandiosidade das construções. Pode ser apropriado assumir que a ciência da engenharia civil tenha verdadeiramente iniciado entre 4000 e 2000 aC no Egito, quando o transporte ganhou tal importância que levou ao desenvolvimento da roda. De acordo com os historiadores, as pirâmides foram construídas no Egito durante 2800-2400 aC e pode ser considerado como a primeira grande estrutura de construção.

A engenharia civil é uma das mais antigas engenharias, tendo surgido quando a espécie humana começou a construir a própria moradia, em detrimento da vida nômade. Desde então, nunca parou de ser aperfeiçoada, sendo transformada de acordo com as possibilidades que as novas tecnologias proporcionam.

Passou-se então, a utilizar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma obra podiam ser estimados. Novos materiais passaram a serem aplicados, sobretudo ferro e cimento, que possibilitaram o surgimento das estruturas que hoje fazem parte do cenário do mundo moderno.

Quem foi o primeiro a usar a palavra engenheiro?

A palavraengenheiro” só começou a ser usada no século XI, derivada do latim “ingeniator”. Ela era usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas. Leonardo da Vinci, por exemplo, tinha o título de Ingegnere Generale devido a suas engenhosas ideias.

Como a engenharia se desenvolveu no Brasil?

Acredita-se que a Engenharia começou mesmo no Brasil com a fundação da cidade de Salvador, em 1549, quando as construções eram mais parecidas com construções de verdade que com abrigos temporários. ... Não havia muita distinção, por exemplo, de quem projetava o design de uma construção (como uma igreja, por exemplo).

Como surgiu a profissão de engenheiro mecânico?

O surgimento da engenharia mecânica pode ser rastreado até há vários milhares de anos. Como um campo específico do conhecimento, no entanto, surgiu durante a revolução industrial da Europa do século XVIII. Como ciência, surgiu somente no século XIX, como resultado de desenvolvimentos no campo da física.

Que personalidade da história antiga é considerado o pai da engenharia por que razão?

John Smeaton – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem é considerado o pai da engenharia moderna?

John Smeaton

Que grande acontecimento científico marca a passagem da engenharia antiga para a moderna?

A Máquina de Antikythera (o primeiro computador mecânico conhecido) e as invenções mecânicas de Arquimedes são exemplos da primitiva engenharia mecânica.

Como era a engenharia civil antigamente?

Naquela época, os recursos eram versões rudimentares de ferramentas como rodas, alavancas e polias, combinados ao conhecimento prático de execução de obras e algum estudo em aritmética, geometria e física. A engenharia civil na história continuou se desenvolvendo junto com a expansão dos impérios persa, grego e romano.