120 dias
Nativo da América, o tomateiro é uma planta perene, mas em climas temperados, ela cresce, todavia pode durar menos tempo, pois às vezes, morre por causa do frio. Portanto, quanto mais quente e seco o clima for na sua região, maiores as chances de que o seu tomateiro dure por mais de um ano.
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Gilmar Germano, um pé produz em média 70 tomates, ou seja, o tomateiro produzido na horta do aposentado produz 30% a mais que o normal.
As plantas crescem tipicamente entre 1-3 metros ( 3-10 pés) de altura e desenvolvendo hastes fracas que se estendem sobre o chão ou trepam pelas outras plantas. É uma planta perene no seu habitat nativo, embora seja muitas vezes cultivada em climas temperados como anual.
60 cm de altura
Dicas Para Começar a Plantação De Tomate
Na escolha do local definitivo, dê preferência a ambientes ensolarados, para que o tomateiro não fique fino e quebradiço. A cultura se dá bem em solos areno-argilosos, permeáveis e bem drenados. Também devem ser profundos, soltos e pouco ácidos, com pH entre 5,5 e 6,5.
É importante pendurar o balde em um local que permite o manuseio com facilidade. Quando posicionado, basta por fim enfiar a muda de cabeça para baixo através do buraco central, e preencher o balde com o substrato escolhido.
Um espaço de cerca de 30 cm de diâmetro para cada tomateiro é suficiente para que eles cresçam e deem frutos bons e saudáveis. Então separe esse cantinho para ele na sua casa e escolha um vaso compatível com o tamanho da espécie que você quiser cultivar para não ter problemas com o desenvolvimento da planta.
A germinação do tomate é muito simples, pegue as sementes de um tomate bem maduro ou compre as sementes, adicione-as ao substrato úmido e espere a germinação. A estaca é um método mais simples.
2,5 litros
Sinta-o com os dedos para descobrir se ele está duro. Você precisa fornecer mais água às plantas se perceber algum destes sinais. Se houver água parada ou se o solo estiver molhado quando você afunda os dedos nele, permita que as plantas absorvam mais água antes de regar de novo. 2- Sinta as hastes dos tomateiros.
8 horas
A irrigação por sulcos é bastante utilizada no cultivo do tomate de mesa, o método consiste em fazer a água correr lentamente entre as fileiras de plantio Esta área deve ser dividida em talhões e o sulco de plantio deve ter no máximo de 12 a 15m de comprimento.
70 t
Para começar, adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro a ser irrigado, cave 2 buracos, um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre os dois. Enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora.
Utiliza tubos e bicos de pulverização para cobrir as plantas com uma névoa fina que fornece umidade para as plantas e mantém os níveis de temperatura adequada. Consiste em vasos ou bandejas de propagação, uma vez que a água é simplesmente absorvida, evitando mexer nas pequenas mudas.
Os passos para construção de um microaspersor artesanal são os seguintes: a) Cortar 10 cm de mangueira de 4 mm de diâmetro interno; b) Soldar uma das pontas de forma fechar essa ponta; c) Fazer dois ou três cortes imediatamente abaixo da ponta soldada. Os cortes são feitos com uma faca na horizontal.
Microaspersão é o sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme que a aspersão. Lançam a água de forma bastante rápida e operam a partir de pressões de 15m. ...
Para evitar estresse hídrico, fazer irrigação com limite de déficit de água de 20-30%. Usando-se tensiômetros, reiniciar a irrigação quando marcarem 10-25 centibars, de acordo com o tipo de solo. Caso contrário, irrigar a cada 1-3 dias, na época de inverno.
É conveniente da ruma boa rega imediatamente depois da transplantação e outra alguns dias depois para assegurar um bom pegamento das plantas. Por razões sobretudo de ordem sanitária, a rega deve fazer-se preferencialmente de manhã, de modo que as folhas tenham tempo suficiente de secar antes do início da noite.
25 litros
argilo-arenosos