O mamoeiro, da família Caricaceae, pode alcançar 3 a 8m de altura e produzir durante dois anos, após doze meses de plantio. Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas.
No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.
Remova os mamoeiros e os frutos doentes do pomar e não use cobertura morta no inverno. Evite ainda bacias próximas ao tronco. Faça plantios em camalhão e desinfeste as ferramentas após usá-las em plantas doentes. Por fim, pulverize as plantas com fungicidas a base de etil fosfito.
Deixar o mamão embalado num papel sem tinta ajuda a concentrar a quantidade de gás etileno que nele existe e com o aumento dessa substância o processo acaba acontecendo mais rápido, fazendo com que o mamão esteja maduro em um tempo menor do que aconteceria de forma natural.
O ácaro branco, também conhecido como ácaro-da-queda-do-chapéu-do-mamoeiro, localiza-se na face inferior das folhas novas, tornando-as cloróticas, coriáceas e encarquilhadas. ... Pelo fato de destruir as folhas da parte apical em sucessivas brotações até a planta deixar de brotar, pode acarretar queda na produção.
As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.
Manchas e apodrecimentos na planta podem estar relacionados à presença da doença antracnose do mamoeiro. Causada por um fungo que ataca os frutos na fase final de maturação, a enfermidade provoca lesões grandes e apodrecimento da polpa.
É comum nascer um mamão dentro de outro? O desenvolvimento de um fruto do mamoeiro no interior de outro é denominado ovocarpismo. Trata-se de uma anomalia formada por pequenos mamilos na polpa do mamão, que é somente verificada quando corta-se o fruto para consumo in natura ou para processamento.
Sintomas de mancha de Corynespora em mamoeiro. Lesão coalescida no fruto (A); Lesão na parte inferior da folha (B). Para o manejo da doença, as medidas de controle recomendadas são: remoção das folhas velhas e altamente infectadas, queima de restos culturais e aplicação das mesmas caldas recomendadas para a varíola.
Os fungicidas registrados para a cultura do mamoeiro e com maior eficiência no controle da pinta preta são aqueles à base de difeconazole (triazol), pyraclostrobin (estrobirulina) e Thiophanate-metyl (benzimidazol).
Como retirar as pintas – Dicas de procedimentos O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi. Em seguida, a área cortada é retirada e a microcirurgia termina com pontos, que fecham a região.
Folhas do mamoeiro As folhas das plantas amarelando nem sempre são um sinal de doenças. Muitas vezes, mudar a quantidade de regas, já é o suficiente para solucionar o problema. Nesse primeiro exemplo, o problema é justamente a falta de regas. Essa é a folha de uma Physalis, ela está plantada numa lata de tinta de 18 l.
No cultivo do mamoeiro há vários fatores que provocam o amarelecimento das folhas, como falta d'água; deficiências nutricionais, sobretudo de nitrogênio; além Da ocorrência de diversas doenças. ... A planta volta a frutificar tão logo receba o suprimento adequado de água que necessita.
Um fungo chamado oídio também é responsável pelo surgimento de manchas amarelas nas folhas da planta de pimenta, inclusive, levando-as à queda. A falta de nutrientes e o excesso de água são outros fatores que promovem o amarelecimento das folhas, cuja evolução pode ser uniforme ou em forma manchas.
Água e luz solar Molhe bem e mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado. À medida que a planta vai crescendo aumente a quantidade de água. Se você plantar mamões em casa, certifique-se de que a planta receba luz solar no mínimo 6 a 8 horas por dia. Mas, mamoeiros gostam mesmo é de sol pleno para crescer melhor.
O sistema radicular do mamoeiro aos 4 meses de idade já atingia profundidade apreciável (1,60 m). Aos 12 meses alcan- çava profundidade além do dobro (3,40 m). ... Na idade de 12 meses, a partir de 30 cm da superfície do s,olo, as raízes se distribuíram uniformemente até 2,50 m de profundidade.
Você pode cavar um buraco e plantar uma árvore frutífera quando quiser. Qual a melhor lua para plantar mamão. Lua minguante durante a lua minguante como seu próprio nome já sugere a força que o astro exerce sobre a terra começa a minguar. Para colher frutos a melhor fase é a lua cheia.
7 – Manejo da irrigação O mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano com o sistema de irrigação previamente instalado. “Sem irrigação, as mudas devem começar a ser plantadas no começo das chuvas'', diz Pádua.
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras.
Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro. Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril. Os plantios fora de época podem ser efetuados em muitas regiões, como é o caso do milho safrinha.