2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
O chá de quixaba (planta também chamada de quixaba-preta e rompe-gibão) é uma bebida de ação tônica, anti-inflamatória, hipoglicemiante, cicatrizante. Assim, ela se tornou popular por auxiliar no tratamento para inflamações no útero, corrimentos e cistos no ovário.
Colocar a casca de quixaba na água e colocar para ferver. Depois de fervida, deixar amornar, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia. Este remédio caseiro para cisto no ovário é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Estudar uma planta para conhecer seu poder cicatrizante e, ao mesmo tempo, ajudar a protegê-la do risco de extinção. A Sideroxylon obtusifolium, popularmente conhecida como quixaba, é uma árvore nativa do semiárido brasileiro, muito usada em doenças inflamatórias na medicina popular.
USOS: Madeira: Serve para a carpintaria, cabos de ferramentas, tacos de bilhar, cangalhas e portas internas. Sua madeira tem aplicação em vigamentos, esquadrias, móveis e serviços diversos.
caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.
Pertencente à família Bignoniaceae, a craibeira é a árvore símbolo do Estado de Alagoas, segundo o Decreto n° 6239, de É comum em diversas áreas de Alagoas, embora tenha origem no semi-árido.
Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 15 minutos, em seguida coar e tomar para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.