três meses
Cabe ao comprador limpar e fazer o corte. Antes de ser raspada, a cana pode durar até dez dias. Depois de cortada para a moagem, suporta dois dias, no máximo.
Para determinar se a cana-de-açúcar encontra-se no ponto de maturação utiliza-se o refratômetro de campo, aparelho que fornece a porcentagem de sólidos solúveis do caldo (chamado de brix), que está ligado ao teor de sacarose da cana-de-açúcar. Após esta medição, é feita uma análise laboratorial.
Nos meses seguintes, a planta inicia o seu processo de maturação até completar 15 a 18 meses. Após o primeiro corte, a cana-soca passa a ter um ciclo de 12 meses.
O ciclo da cana-de-açúcar teve início no Brasil no ano de 1530. Durou até 1700 e foi a atividade econômica mais densa e consistente do Brasil Colônia.
As usinas de cana-de-açúcar têm grande concentração na chamada Zona da Mata, no nordeste, abrangendo em maior quantidade os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas; na região sudeste, o destaque é para São Paulo.
O cultivo da cana-de-açúcar é geralmente feito de forma extensiva. As plantações ocupam vastas áreas contíguas, e é necessária uma grande área plantada para justificar e manter produtiva a cadeia industrial à sua volta e as usinas de açúcar e de etanol.
ESPAÇAMENTO E PROFUNDIDADE
É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.
O Estado de São Paulo, de acordo com os dados divulgados pela CONAB3, permanece como o principal produtor em âmbito nacional, respondendo por 53,7% da produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2019/20, em curso, e deverá ser responsável pela produção de 46,2% de etanol (16,4 bilhões de litros) e 62,6% do açúcar ( ...
Merece destaque o estado de São Paulo, que produz próximo de 60% de toda a cana, açúcar e etanol do país. O segundo maior produtor é o estado do Paraná, com 8% da cana moída no Brasil.
Brasil
Brasil
As regiões Centro-Sul e Norte-Nordeste são as principais produtoras, de acordo com o levantamento realizado desde 2001, como mostra a Tabela 2.
A lista disponibilizada dos estados que mais produzem grãos é liderada pelo vizinho, Mato Grosso, responsável por 28,9% da produção, seguido de Paraná com 16%, Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais com 6,2%.
Onde se produz mais arroz? O grande celeiro do arroz brasileiro é justamente o Rio Grande do Sul, onde o predomínio é do arroz irrigado. O Estado detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Conab.
estado do Mato Grosso