Alimentos ricos em carboidratos simples
Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Já os carboidratos integrais ou complexos são os cereais em sua forma intacta, e também serão convertidos em açúcar. Porém, por serem formados por moléculas maiores e possuírem uma maior quantidade de fibras que os carboidratos refinados, eles são digeridos de forma mais lenta.
Portanto, manter uma alimentação saudável afeta além do corpo, a saúde. O principal cuidado é não consumir açúcar ou carboidratos refinados em excesso. Para manter uma pele saudável e jovem por mais tempo, alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados.
– O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes do grão como película e germe. Assim, também acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais.
As farinhas refinadas, sendo a mais comum de trigo, sofrem um processo industrial que elimina a parte externa no grão, reduzindo sua qualidade nutricional e quantidade de fibras.
Farinha branca é o nome dado para o tipo de farinha – geralmente de trigo – que passa por um processo de refinamento de seus grãos.
Essas farinhas são saudáveis, mas podem pesar na balança.
No Brasil, o Ministério da Agricultura (IN nº8 2005) classifica a farinha de trigo em 3 tipos: Tipo 1, Tipo 2 e Integral. Elas devem possuir um teor mínimo de proteína de 7,5% para Tipo 1 e 8,0% para Tipo 2 e Integral. Para fazer pão, a farinha de trigo mais adequada é a do Tipo 1.
Quanto maior o número, mais grossa é a farinha e, por consequência, mais integral e completa a semente é. Por esse motivo, a farinha de trigo super fina (T55) é muito boa para preparar pães de maneira mais fácil, enquanto a farinha integral (T150) é nutricionalmente mais interessante para essas receitas.
O trigo cereal pertence a família das gramíneas. Dentro do gênero Triticum há 14 espécies. Entretanto, apenas cinco são cultivadas comercialmente. As espécies mais importantes são Triticum aestivum, Triticum compactum e Triticum durum.
Farinha de trigo
A farinha 00 é perfeita para fabricação de pães e pizzas, pois possui muita umidade e glúten, o que deixa a massa mais elástica e macia. Por outro lado, não é boa para bolos, biscoitos e itens de confeitaria — a tendência é que o glúten deixe esse tipo de massa muito pesada.
No caso da farinha de trigo para salgados, o ideal é utilizar a branca Tipo 1. Só não se esqueça: não só a classificação influencia no resultado, como também a marca e procedência do ingrediente que você utilizará nas preparações.
FARINHA CAPUTO – A MELHOR DE TODAS A vantagem da farinha 00 é que, por ser tão fina, necessita de menos água para hidratar. Caputo é uma marca de farinha de Nápoles, bastante reconhecida em todo o mundo por fazer o que é considerada a melhor farinha para pizzas que existe.
farinha de aveia
A farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. ... A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro. Pode ser usada em receitas como bolos, pães e tortas.
A farinha de trigo aumenta as taxas de açúcar no sangue de forma muito rápida, por isso a farinha de arroz leva vantagem em comparação a ela, principalmente na versão integral, que contém mais fibras.
Aqui, ela é o principal item usado para o preparo do pão, mas a farinha de arroz também entra em cena para deixar essa receita livre do glúten.