6 meses
Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha.
Congelar: A melhor forma de ter milho “fresco” sempre em casa é congelando as espigas, então retire a palha e os cabelinhos, lave bem com uma escovinha e cozinhe por 4 minutos em água fervente e depois de um choque térmico em água bem gelada para parar a cocção, seque bem em papel absorvente acomode em um saco plástico ...
Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira, por até 3 dias. Não se esqueça de colocá-lo em saco de plástico para que os grãos não murchem rapidamente. O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos.
Armazenagem de grãos: 8 dicas para armazenar soja e milho no longo prazo
Para isso, mesmo as pequenas propriedades costumam usar máquinas que colhem e debulham simultaneamente. Nesse método, os grãos são guardos em sacos e os locais designados para a conservação deles podem ser tanto os paióis quanto os silos e armazéns.
Se seu objetivo é o armazenamento do milho e você não possui tecnologia para o processo de secagem, indica-se colher seus grãos com umidade em torno de 14%. Contudo, se você possui essa técnica em sua propriedade, é possível realizar a colheita com até 25% de umidade.
O milho nunca deve ser armazenado sem receber tratamento ou proteção contra o ataque de pragas. Milho armazenado a granel ou ensacado com 13% de umidade e bem protegido contra o ataque de carunchos pode ficar armazenado por vários anos.
Na espiga
“O ideal é abrir a lata totalmente e manter o alimento dentro um pote de plástico ou de vidro com tampa, porque pode acontecer oxidação da lata.” Produtos como milho e ervilha, devem ser guardados com o líquido da conserva. A carne e os frios devem ser retirados das embalagens de isopor antes de ir para a geladeira.
Verifique os grãos na espiga para ver se alguns estão pretos ou marrom-escuros. Esta descoloração é uma indicação imediata de que o milho está estragado. Os grãos devem ser amarelos pálido ou brancos, dependendo do tipo de milho.
O amendoim e o milho são dois ingredientes que podem representar um grande perigo à saúde, causando as temidas intoxicações alimentares, resultado de uma reação à comida ou à água contaminadas durante o preparo, manipulação ou armazenamento dos alimentos.
Um dos primeiros indícios de que isso ocorreu é a formação de grumos, que coalham o leite. Outro alerta é a cor, que não deve estar amarelada, além do cheiro de azedo. Se o leite ficou coalhado só depois de fervido, sinal de que a acidificação já começou, mas não necessariamente causará danos à saúde.