Não é nada fácil ser faixa branca em nenhum esporte de combate. Mas o Jiu Jitsu é uma arte marcial com poucas faixas, a evolução na graduação é lenta. Um atleta fica em médio dois anos na faixa branca, diferente de outras lutas que se alcança graduação com menos tempo de treino.
Não haverá outro caminho para você a não ser o sucesso!
Para escolher o tatame ideal para praticar essa arte marcial, você deverá levar em consideração a intensidade dos treinos, geralmente é esse detalhe que caracteriza a necessidade de um tatame mais espesso. Os tatames para Jiu-Jitsu podem variar de 30mm a 40mm de espessura, contudo, é sempre recomendável os de 40mm.
Os Drills são repetições de movimentos que podem ser curtos ou sequenciados mais longos de golpes ou qualquer que seja a situação da luta(passagem de guarda, passagem de guarda pegandoa s costas e finalizando, reposição de guarda, reposição de guarda com ataque de ar-mlock).
Os drills são ferramentas de grande sucesso, sejam em treinos normais, sejam específicos para correções de técnica e aperfeiçoamentos, pois são exercícios que visam intensificar a repetição de gestos, golpes e jogadas.
Existem vários movimentos que podem ser usados na luta de Jiu-jitsu, os mais conhecidos são passagem de guarda, joelho na barriga, pegada de costas, queda, raspagem e montada. A passagem de guarda é um movimento que corresponde a ação do lutador que está por cima transpor as persas do adversário.
A saudação ou expressão mais ouvida dentro de um dojô é a expressão “OSS !” ou “OSU!”. Muito comum em posts nas redes sociais e utilizada até no dia a dia entre os lutadores, em diversos momentos, escutamos essa palavra, de origem japonesa. Esses dois caracteres, juntos, significam “perseverança sob pressão”.
É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade. Isso significa que os alunos que usam a faixa azul estão se movendo para cima, aprimorando suas habilidades de artes marciais.
Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.
No Jiu Jitsu usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. ... A versão mais difundida entre o meio, é a de que o Jiu Jitsu teve origem no Japão. Uma outra versão, muito mais complexa, diz que o Jiu Jitso surgiu na Índia, onde era praticado por monges budistas.