De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.
A total responsabilidade de colocação dos graus é do professor que irá conceder conforme o desempenho de cada aluno. A faixa preta é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa + 6 graus. A faixa vermelha e preta representa o 7ª grau na faixa preta. A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta.
A Koral tradicional marca em kimonos, produz faixas com 8 costuras, esta entre os modelos padrão de faixa e também valoriza se pelo nome da marca. A Faixa Kvra mantém a qualidade de seus já reconhecidos produtos da linha Jiu Jitsu, com oito costuras bem alinhadas é a preferida por quem já usa os kimonos das marca.
Jiu-jitsu faixas: Amarela (até 15 anos) Laranja (até 15 anos) Verde (até 16 anos) Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos)
Para praticantes com 16 anos de idade ou mais, a ordem das faixas do Jiu Jitsu é:
Roger Gracie Gomes
Top 10 Ranking Masculino 2018/2019
Jiu-jítsu brasileiro
O jiu-jítsu surgiu no Japão há mais de 3 600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos maiores sem golpes traumáticos.
Rolar/Dar um rola: é como se chama a luta propriamente dita. O mesmo que lutar jiu-jitsu. Usado na seguinte frase “Vamos dar uma rola?”, “bora pro rola”. Soltinho: um treino técnico, só de troca de movimentos, teoricamente sem finalizações.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".
BJJ é a sigla para Brazilian Jiu Jitsu, ou Jiu Jitsu Brasileiro. Explicação: O Jiu Jitsu pode ser uma arte marcial, um esporte de combate e uma luta de auto-defesa e se concentra especialmente na luta de chão. A luta surgiu a partir do judô, no início do século 20.
A noção de esporte de combate é diferente da de arte marcial, mesmo que algumas disciplinas coincidam. ... Por uma parte, o esporte de combate se afasta do combate real, mas por outra parte, permite enfrentar-se a um adversário que tem reações imprevisíveis e permite a boa esportividade (jogo limpo e o respeito).
Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-jitsu tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
A expressão tem sua origem na cultura japonesa, sua transcrição correta é “OSU”, o primeiro caractere significa “pressionar”, o segundo significa “suportar”.
Foi neste contexto que a arte ganhou o “Do” (caminho) em seu nome passou a se chamar “Karate-Do”, que significa “caminho das mãos vazias”. O Karate-Do utiliza os princípios éticos do budo, código originado na cultura dos samurais.
O principal objetivo do Karatê não é a proeza física ou ganhar competições, mas o desenvolvimento do equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual através do rigoroso e disciplinado treinamento.