40 anos
Porém, o mais famoso dos cangaceiros foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido também como “Senhor do Sertão” e “Rei do Cangaço”, que atuou durante as décadas de 20 e 30 em todo o Nordeste.
O cangaço foi um fenômeno do banditismo, crimes e violência ocorrido em quase todo o sertão do Nordeste do Brasil, entre o século XVIII e meados do século XX. ... O termo cangaço vem da palavra canga, uma peça de madeira usada para prender junta de bois a carro ou arado, conhecida também como jugo.
O fenômeno do Cangaço foi intensificado pelas injustiças abandonos sociais vivenciados pelo povo nordestino, o que acarretou o "banditismo social". O movimento social ocorrido no sertão relaciona-se portanto, com a disputa por terras, coronelismo, e a situação de miséria vivenciada no sertão nordestino.
Significado de Banditismo substantivo masculino Maneira de se comportar própria de bandido; sentimentos particulares ao bandido; estilo de vida de bandido. Acontecimentos criminosos cometidos num certo lugar ou época; criminalidade.
O cangaço foi uma delas. Nomes como Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, e José Ribeiro Filho, Zé Sereno, foram os principais cangaceiros dessa época. Cada um deles tinha o seu próprio bando, que atuava em regiões específicas do sertão.
1911 – 1938), conhecida como Maria Bonita, e os cangaceiros Alecrim, Colchete, Elétrico, Enedina, Luiz Pedro, Macela, Mergulhão, Moeda e Quinta-feira. Foram todos decapitados. No combate, foi morto o soldado Adrião Pedro de Souza.
Os Cangaceiros na Umbanda são um grupo de trabalho que trazem o arquétipo do povo cangaceiro do nordeste do Brasil. Existiram vários grupos de Cangaceiros no Brasil, o cangaço surgiu devido a revolta do povo pelo governo (após 1900), devido a miséria, desleixo e o controle na mão de grandes latifúndios. ...
Lampião (1897-1938) foi o mais famoso cangaceiro brasileiro, chamado de "Rei do Cangaço", andava em bando cometendo crimes motivados por vingança, revolta e disputa de terra, espalhando o medo por onde passava.
Resposta: Há muitos que afirmam que eles eram uma espécie de Robin Hood do sertão, que por trás de todos os malfeitos, todos os crimes, eles também ajudaram muito os sertanejos da época como o próprio Robin, tirava dos ricos, no caso os coronéis, as oligarquias, e dava aos pobres, no caso o sofrido sertanejo.