1° fase: dura de 24 a 48 horas e compreende um processo de embebição. Inicia-se com o desenvolvimento de camadas de fibrina quando o enxerto é fixado sobre o seu leito receptor.
Árvore que dá frutos quando ainda é muito franzina, pode ter certeza, é enxertada. Já aquela que está há anos sem frutificar, mas você viu crescer desde a mudinha, batata, é muda vinda de semente.
O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.
Assim é feita a enxertia por garfagem
O que é enxerto de plantas Está prática já é adotada há mais de 4000 anos. ... Uma grande vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivos em regiões pouco férteis — seja por oscilações do clima, seja pela presença de bactérias, pragas e fungos —, permitindo a produção de um fruto com mais qualidade.
Seu uso comercial é amplo na produção de frutas (fruticultura), utilizada na produção de mudas de: laranja, limão, manga, uva, tomate, pêssego, entre muitas outras. O propósito de tudo é juntar as melhores características de duas plantas em uma só!
Significado de Enxertar verbo transitivo direto e bitransitivo Realizar um enxerto em; transferir uma célula ou tecido de um local para outro, num mesmo indivíduo: enxertou pele da barriga na perna. Inserir a parte de um vegetal em outro: enxertou a planta. ... Etimologia (origem da palavra enxertar).
Escolha uma planta enxertada, preferencialmente de porte anão e que já esteja produzindo. Aprecia regas frequentes e muito sol para manter a saúde. Evite chegar a copa fechada, tipo arbustiva, pois reduz a produtividade e aumenta a chance de doenças e pragas se instalarem.
Cinco passos para cultivar árvores frutíferas em vasos
Dicas para cuidar da sua plantinha Lembre-se de colocar de 10 a 20 litros de água distribuídos em uma semana – para um vaso de 80 litros. Para adubar, prefira a opção orgânica e faça pelo menos, três vezes por ano, utilizando húmus de minhoca, esterco ou composto orgânico.
Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço. Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.
Qual a época certa para fazer a poda de árvores frutíferas? A recomendação é que essa poda seja feita no inverno. No entanto, para algumas espécies esse período muda: árvores frutíferas vigorosas que formam frutos com caroço, como cereja ou pêssego, por exemplo, devem ser podadas durante as temporadas mais quentes.