O ciclo de vida de uma pimenteira, se bem cuidada, pode durar até um ano.
Para a extração e conservação das sementes, os frutos selecionados devem ser cortados ao meio e suas sementes retiradas com auxílio de uma faca ou de uma colher. Em seguida, deve ser retirada a mucilagem que envolve a semente, esfregando-a com cal, areia ou cinza, lavando-as em seguida com água corrente.
Para garantir os melhores resultados de cultivo, deve-se secar as sementes de pimenta até que elas contenham 8% de umidade ou menos. ... É possível secar as sementes através do mesmo processo, independentemente do uso.
Sementes de Cumari verdadeira foram submetidas a seis diferentes métodos simples de quebra de dormência: 1) geladeira por 24 horas + chama de fogão; 2) choque em água quente e água fria; 3) areia; 4) raspagem do tegumento em lixa; 5) corte no tegumento e 6) testemunha.
Plantando pimenta doce. Endureça as mudas dez dias antes de plantá-las do lado de fora. Faça isso colocando as mudas em um espaço ao ar livre abrigado, como em um jardim ou área externa coberta. Certifique-se de que elas ainda obtenham muita luz.
120 dias
Coloque duas ou três sementes no vaso e cubra com uma pequena quantidade de terra. Regue-a. Siga as instruções do pacote de semente levando em conta a profundidade informada. Manter o solo úmido é muito importante até a semente germinar.
Para um bom cultivo do pimentão é preciso que exista alta luminosidade, ou seja, em apartamentos o vaso deve estar localizado em uma área contemplada pela luz solar durante todo o dia. Já em locais muito quentes é recomendado o sombreamento parcial para que o excesso de luz não queime o pé de pimentão orgânico.
Regando os pés de pimentão Dê a elas 2 cm de água por semana, antes que comecem a florescer e aumente esta quantidade para 3,5 cm ou mais para períodos mais quentes e quando a produção de frutos começar. Coloque um copo plástico sob o aspersor para medir quanto tempo leva para adicionar 2 cm de água ao jardim.
As folhas do pimentão cultivado, em solução nutritiva normal, apresentam domácias na página inferior do limbo, earacterizandò-se por um agrupamento de pelos na região de confluência da nervura principal com as secundárias e, raras vezes, com as terciárias.
O pé de pimentão dá frutos em menos de um ano É por isso que o pimentão-verde costuma ser mais indigesto do que os de outras cores. Para evitar azia e outros desconfortos estomacais, prefira usar o pimentão sem pele, que sai facilmente após cozinhar o legume em água ou passando o pimentão diretamente na chama do fogão.
PRODUÇÃO - de 100 a 110 dias após a semeadura pode se iniciar a colheita, a qual se estende por quatro a cinco meses, com produtividade média de 35 a 40 toneladas por hectare. Em estufas, a colheita demora um pouco mais, até 9 meses.
100 dias
As variedades mais comuns são o verde, o amarelo e o vermelho. Porém, existem ainda os pimentões de cor roxa, branca e laranja, que são variedades exóticas. Em relação ao formato, os tipos básicos de pimentão são: quadrado, retangular e cônico.
Pimentão Verde: De sabor mais marcante e leve picância, é ótimo para ser consumido cru em saladas ou com carnes. Pimentão Vermelho: De sabor mais adocicado, é mais leve ao paladar, sendo ótimo para molhos e saladas. Pimentão Amarelo: O mais rico nutricionalmente. Possui sabor suave e vai muito bem com peixes!
Os pimentões vermelhos ou amarelos (dependendo da variedade) são frutos maduros, que foram colhidos da planta depois do amadurecimento. Já os pimentões verdes foram colhidos quando imaturos e, por isso, ainda não expressaram a coloração vermelha ou amarela.
Pimentão amarelo é fonte de vitamina C Em relação à culinária, esse tipo possui um sabor levemente mais adocicado que os demais.
Porém, como o pimentão amarelo e vermelho demoram a amadurecer, eles acabam exigindo mais tempo e cuidados contra pragas e demais fatores que possam prejudicar a colheita, deixando-o mais caro.
Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado, devido ao acúmulo de carboidratos. Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.
*O pimentão verde é o menos maduro; o amarelo é quase maduro e o vermelho, o mais maduro. O sabor também muda: o verde é o mais ácido (e considerado indigesto…); o amarelo e o vermelho são mais docinhos. Também existem os pimentões branco e roxo.
Além disso, podem conter uma substância picante, a capsaína, que não só irrita as terminações nervosas das mucosas, como também pode provocar anestesia, pela sua aplicação repetida e duradoura. Pessoas com estômagos sensíveis também devem evitá-los, pois requerem uma longa digestão se fritos ou picantes.
2) Os pimentões vermelhos e amarelos tendem a ser menos indigestos, já que a película da casca é menor. 3) Não se esqueça de tirar a pele branca que fica dentro do pimentão.
E tem mais: você já deve ter escutado muita gente dizendo que não come pimentão porque ele é indigesto. Isso é verdade, mas parte do que causa indigestão está na pele e retirando-a, o legume já se tornará bem mais fácil de digerir. Eu, que adoro pimentão e uso sempre aqui em casa, sempre tiro a casca com essa técnica.
2 – coloque água para ferver numa panela e quando ela estiver fervendo, coloque os pimentões cortados ou não em pedaços dentro da panela. 3 – deixe o pimentão no fogo durante 10 minutos. 5 – com uma faca comece por uma ponta do pimentão puxando a pele. Ela não sai inteira, mas é bem fácil retirar.
Para soltar a pele sem muito esforço e sem ter que lavar o pimentão, basta depois de assar e ainda quente, coloca-lo em um saco plástico fechado. A pele solta todinha da polpa e você consegue despela-lo, sem a necessidade de água corrente, pois ao tirar a pele lavando com água, muito do sabor do pimentão se perde.
Cozinhe os pimentões verdes em água e adicione um pouco de vinagre de maçã ou suco de limão. Cozinhe por cerca de 5 minutos e depois tire-os da água e coloque-os como faria normalmente.