Geralmente na epididimite o mais comum é o paciente sentir dor testicular , vermelhidão e endurecimento localizado no testiculo acometido. O tempo para haver melhora da sintomatologia dependerá da gravidade da infecção. De forma geral, em até 15 dias os sintomas estão resolvidos.
As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.
Dependendo da gravidade da infecção, a epididimite pode causar infertilidade no homem. A inflamação dos epidídimos pode também afetar os testículos. Nesses casos, a doença é chamada epidídimo-orquite.
Os sintomas de epididimite incluem:
O epidídimo é um duto longo e fino que fica localizado posteriormente ao testículo. A sua função é a de coletar e armazenar os espermatozoides produzidos pelos testículos, até a sua liberação.
As causas mais comuns de dor no testículo incluem:
– ciprofloxacina 500 mg 12/12 horas durante 10 dias ou, em alternativa, – ofloxacina 200 mg de 12/12 horas durante 14 dias.
Algumas bactérias como a da clamídia, que produz uma infecção na uretra, também podem atingir o testículo e produzir uma orquite. Por fim, também são muito frequentes as infecções virais. A caxumba, por exemplo, também pode circular pela corrente sanguínea, atingir o testículo e produzir uma orquite.
A orquite é uma inflamação dos testículos que pode ser provocada por vírus ou bactérias, sendo normalmente causada pelo vírus da caxumba ou por bactérias de uma infecção urinária ou doença sexualmente transmissível, como a gonorreia ou clamídia. Nestes casos, pode ainda surgir febre, sangue no sêmen e dor ao urinar.
A orquite é geralmente tratada com repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto. Infecções bacterianas são tratadas com os devidos antibióticos.
Facilmente tratada por antibióticos nos casos em que é diagnosticada precocemente, os sintomas manifestados pela epididimite apresentam melhora em cerca de 72 horas após o início da medicação.
No caso da epididimite ter sido causada por uma infecção, o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como Doxiciclina, Ciprofloxacino ou Ceftriaxona, que deve ser usados de acordo com a orientação médica, mesmo que os sintomas não estejam mais presentes.