Durante a fase clínica da doença (do 4º ao 10º dia após a infecção), grandes quantidades de vírus são eliminadas nas fezes. A fase de eliminação do vírus não é muito longa e dura de 10 a 14 dias.
O vírus da parvovirose é estável no ambiente, suporta alterações de ph e de temperatura e é resistente à maioria dos desinfetantes, podendo sobreviver por mais de 5 meses em objetos.
Como já dissemos, a maioria dos casos aparecem em cachorros com idades entre as 6 semanas e os 6 meses de idade, e a doença apresenta taxas de mortalidade bastante elevadas- cerca de 30%.
Dieta para cachorros com parvovírus
A parvovirose canina é causada pelo parvovírus, um vírus muito resistente e capaz de provocar graves complicações gastrointestinais no cachorro. Em lugares internos e temperatura ambiente, o parvovírus pode sobreviver por cerca de dois meses e resistir a produtos de limpeza e desinfetantes.
Medicamentos para cães que podem ser usados no tratamento incluem medicamentos para conter vômitos (antieméticos), antiácidos, antibióticos prescritos para animais de estimação e anti–helmínticos para combater parasitas.
Os principais sinais da gripe canina são:
Para favorecer a respiração, é bom umedecer o ambiente. Você pode fazer isso com vaporizadores, umidificadores ou até esquentando água, à qual você pode adicionar alguma essência, como eucalipto ou semelhante. Mantenha o cachorro gripado seco e quente, já que ele estará muito susceptível a mudanças de temperatura.
Assim como nós, o cachorro gripado precisa ficar hidratado, portanto ofereça água fresca e até água de coco. Se ele não apresentar sede é importante ressaltar ao veterinário, pois este é um ponto importante de sua recuperação.
No entanto, algumas medidas são recomendadas para evitar crises em cachorro espirrando muito: