7 dias
A terceira dica é matadora!
RELEMBRANDO O PORQUÊ DE ELE SUAR Quando o chocolate fica tempo demais na geladeira e nós vamos desenformar ele em temperatura ambiente, ocorre uma mudança brusca de temperatura e a umidade do ar condensa na superfície dele fazendo o chocolate suar. Se o clima está úmido então, isso se agrava.
O papel correto para proteger o chocolate é o papel chumbo – aquele bem fininho, prateado de um lado e brilhante colorido do outro. Coloque o lado prateado em contato com o chocolate e o colorido para fora. ATENÇÃO: nem pensar em usar papel alumínio, pois ele é muito pesado e deixa a embalagem grosseira.
O problema deve estar nas etapas anteriores de sua produção. O primeiro motivo pode ser uma temperagem incorreta do chocolate. Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado.
As vezes esse chocolate empastado pode ser corrigido simplesmente acrescentando mais chocolate que não foi derretido e que não sofreu com calor excessivo, misture, aqueça novamente entre 45 e 50 graus e faça a temperagem normalmente.
Micro-ondas: você deve escolher uma tigela que não esquente muito rápido, pois isso pode queimar o chocolate durante o processo. Com o micro-ondas em potência baixa, derreta o chocolate por 30 segundos. Retire a vasilha do aparelho, mexa com uma colher e devolva para o micro-ondas para derreter por mais 30 segundos.