Eles (médicos) explicaram que uma reação alérgica demora até sete dias para se manifestar, ou seja, pode ter sido qualquer coisa que comi, toquei ou respirei naquela semana.
Além disso, o formol e seus derivados, podem induzir mutações no material genético, o DNA, aumentando o risco de desenvolvimento de células tumorais e levando o surgimento de câncer de boca, nariz e do sangue, por exemplo.
Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
O uso do formol pode causar irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. NÃO PARE AGORA...
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
A escova progressiva tem efeito mais duradouro Isso porque o procedimento químico age na estrutura do fio, porém sem mudá-la definitivamente. A escova progressiva costuma durar em média de dois a três meses e, com isso, você pode aposentar as ferramentas de calor, incluindo a chapinha.
O formol é conhecido como o 'vilão' da escova progressiva, responsável pelos danos à saúde causados pelo procedimento. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe sua utilização, que constitui crime hediondo.
Para alisar o cabelo naturalmente, uma ótima solução é hidratar os cabelos com um creme de queratina depois de os lavar normalmente, pois o creme, além de alisar os cabelos, confere brilho e diminui o frizz do cabelo.
4. Alisamento caseiro com leite de coco
Alisamento com tioglicolato de amônia é o ideal para as cacheadas e crespas. A melhor opção para as donas de cabelos crespos (tipo 4) é fazer o procedimento de relaxamento capilar. A técnica é usada para reduzir o volume, mas quando feita de maneira diferente, alisa as madeixas.
5 dicas para escolher o melhor alisamento para seu cabelo
A guanidina é conhecida por modificar a estrutura capilar de fora para dentro. O processo de aplicação dura de 25 a 45 minutos, incluindo as fases de alisamento e hidratação, e os retoques devem ser feitos a cada 2 meses.
A escova progressiva japonesa é a melhor progressiva para você se seu objetivo for ter um cabelo liso estilo asiático, ou seja, muito chapado. A fórmula possui o composto tioglicolato de amônia, que age de dentro para fora – diferentemente da escova progressiva tradicional – , alterando a estrutura interna dos fios.
Na escova progressiva para cabelo crespo é necessário fazer um teste prévio de mecha para analisar se o fio possui resistência para o procedimento. Em seguida os cabelos são lavados com shampoo de limpeza profunda e secados.
FIDALGA | Escova com Cerdas de Javali A escova de cerdas de javali é ideal para cabelos mais finos, quebradiços e danificados, mas isso não impede o uso para outros tipos de fios. Ela escova o cabelo suavemente, evitando a quebra.