Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é um distúrbio decorrente de um problema no ouvido interno. Seus sintomas são episódios repetidos de vertigem, náusea e/ou nistagmo de posicionamento à mudança de posição da cabeça. Esses episódios duram geralmente menos de um minuto.
Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.
Diagnóstico da VPPB O diagnóstico é feito, habitualmente, pelo médico otorrinolaringologista (especialista em otorrinolaringologia (muitas vezes, abreviada para Otorrino ou ORL), através da história clínica e exame físico do doente.
O tratamento, por norma, baseia-se em manobras de reposição dos otólitos denominadas “Manobras de Epley / Semont” ou, ainda, “barbecue”, de acordo com o canal semicircular envolvido. A taxa de sucesso é de cerca de 80%, embora as manobras possam ter de ser repetidas.
Na maioria das vezes, a labirintite se manifesta em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.
4 de julho, 2019. Segundo neurologistas, labirintite é rara e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB. Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite.
A Labirintite, é uma das várias causas de tontura. Geralmente se apresenta como tontura tipo vertigem (sensação que a cabeça ou o mundo está rodando) de forte intensidade e incapacitante. Ela normalmente é provocada por infecções virais.
Aprenda a controlar a doença
As principais doenças que causam Vertigem são a Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), a vertigem fóbica, a neurite vestibular e a doença de Ménière.
O otorrinolaringologista Márcio Salmito explica que a tontura é a perturbação na orientação espacial, sem a sensação de estar em movimento. “Frequentemente está associada a desequilíbrio e enjoos”. Já a vertigem é a sensação falsa de movimento, principalmente rotatório, com tudo girando.
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), também chamada de vertigem posicional ou vertigem postural, é a causa mais comuns de vertigem, sendo caracterizada por breves episódios de tonturas desencadeadas, habitualmente, por movimentos da cabeça.
Alimentos que melhoram a labirintite
Os sucos de frutas cítricas e vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva porque são ricos em ferro e vitamina C, que ajuda a absorver melhor o ferro. Ao consumir qualquer um desses sucos, os sintomas de anemia, como tontura, fraqueza e palidez, tendem a desaparecer.
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.