Meia-vida em água a 20 ºC: 20 minutos. Em relação ao cloro, tem 1,5 vezes maior poder de oxidação e dependendo da substância que está sendo atacada é até 1500 vezes mais rápido. A pressão parcial do ozônio é bastante inferior à do oxigênio, sendo facilmente absorvido pela água; 50 vezes mais rápido que o oxigênio.
Além de manter a água longe de impurezas, ele também vai fornecer água sempre fresquinha. Isso por que a cerâmica do qual o filtro é feito é porosa e permeável. Isso faz com que a água entre nestes poros e evapore formando um resfriamento natural, o que diminui a temperatura da água em até 5 graus Celsius.
O filtro de barro funciona com ajuda da ação da gravidade, ou seja, de cima para baixo, uma vez que possui dois compartimentos, o superior e o inferior separados é claro, por uma camada de barro e uma vela, responsável pelo processo de filtração.
O segredo de São João é a união da cerâmica, com paredes microporosas que iniciam o processo de limpeza da água; às camadas da vela esterilizante, feitas de prata coloidal, um eficiente antibactericida natural.
Aprenda o passo a passo de como fazer essa troca.
Como Escolher o Melhor Filtro de Barro
Segundo pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, o tradicional filtro de barro dos brasileiros, é, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.
Filtros de barro devem ser armazenados em locais frescos e arejados, longe do sol. Ronaldo alerta para que não se coloque o filtro em móveis que possam ser danificados por umidade e água, como superfícies de madeira, por exemplo.
Você sabe como funciona o filtro de barro. É só colocar a água e esperar alguns minutos. Ela vai passar pelas velas e sair filtrada. O único problema é que a água só vai sair gelada se você já coloca-lá gelada no filtro, mas depois de um tempo vai acabar ficando natural de novo.
Isso acontece porque as paredes de barro são porosas. Dessa forma, pequenas gotas de água atravessam esses poros, indo até a superfície do recipiente. Quando essas gotas alcançam a superfície externa, elas se evaporaram, retirando do próprio pote o calor necessário para a evaporação.
O barro é poroso e permite que uma quantidade de água passe para a parte externa do pote. A água do lado externo absorve calor das moléculas que estão na parte interna e evapora. Ao perder calor, a água da parte interna fica mais fresca.