As massas de ar que serão ilustradas atingem a América do Sul e consequentemente do Brasil, são elas: Massa Equatorial Continental (MEC), Massa Equatorial Atlântica - Marítima (MEA), Massa Tropical Continental (MTC), Massa Tropical Atlântica – Marítima (MTA) e Massa Polar Atlântica – Marítima (MPA).
O clima do Brasil é caracterizado pela grande diversidade ao longo do seu território extenso. As massas de ar que atuam no país são: Massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e Polar atlântica (mPa).
O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.
A massa Tropical continental é um sistema de baixa pressão, e tem o seu centro de origem na região do Chaco, no Paraguai, em uma zona de alta temperatura e pouca umidade (MONTEIRO, 1968). Por essas razões, é uma massa de ar quente e de pouca umidade.
A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. ... A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar.
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. ... A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço.