Pré-termo: menos do que 37 semanas completas (menos do que 259 dias completos). Prematuro tardio: de 34 semanas a 36/7 semanas. Termo: de 37 semanas completas até menos de 42 semanas completas (259 a 293 dias). Pós-termo: 42 semanas completas ou mais (294 dias ou mais).
Já uma gestação a termo significa que o parto foi feito no tempo certo e que o recém-nascido terá menos probabilidade de sofrer com problemas respiratórios e de outros sistemas, além de ter mais facilidade em se desenvolver nos primeiros dias de vida.
Bebê prematuro: nasce antes da 37ª semana da gestação. Bebê a termo: nasce entre a 37ª e 42ª semana da gestação. Bebê pós-termo ou pós-maduro: nasce depois da 42ª semana da gestação.
Bebê defletido Quando o feto está na posição correta, a cefálica, de cabeça para baixo, mas o queixo está erguido para cima, como se o bebê estivesse olhando para o chão e não na direção do rosto da mãe – como deveria ser.
Na posição transversal, o bebê fica deitado de forma atravessada no útero. Quando a gestante entra no trabalho de parto com o feto nessa apresentação, é impossível a realização do parto normal. Portanto, a posição transversal obriga a realização de uma cesárea.