Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.
Quando não ocorre fecundação, o folículo diminui no interior do ovário, propiciando a redução dos níveis de estrogênio e progesterona, até que o revestimento uterino seja eliminado. A essa eliminação se dá o nome de menstruação e, consequentemente, tem início o próximo ciclo menstrual.
O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
O ciclo menstrual é dividido em 3 etapas: fase folicular, ovulatória e lútea.
Em um mesmo ano, a duração entre o ciclo mais longo e o ciclo mais curto pode variar até 9 dias e ainda ser considerada dentro dos intervalos normais (5). Por exemplo, uma variação comum pode ser de um ciclo de 25 dias de duração, seguido por um ciclo de 33 dias.
O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.
Depois disso, a 35 deve subtrair 14 dias, que dá 21, o que significa que é ao 21º dia que ocorre ovulação. Neste caso, entre uma menstruação e outra, os dias mais férteis serão 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, ou seja, entre dia 18 e dia 24 após o primeiro dia da menstruação.
O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.
Isso pode ser relativamente normal, principalmente se a adolescente está nos dois primeiros anos depois da primeira menstruação. Então, se ela menstruou a primeira vez com 12 anos, até os 14 o ciclo menstrual pode ficar um pouco irregular, podendo atrasar alguns dias, ou vir perto do outro.
O período que passa entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação seguinte é denominado ciclo menstrual. Habitualmente, o nosso ciclo menstrual é de 28 dias, mas considera-se normal que dure entre 21 e 35 dias.
Estresse e ansiedade. O estresse pode influenciar a regulação hormonal, realizada pelo hipotálamo, no cérebro, levando a alterações na menstruação. Algumas destas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça.
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por 3 meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
Um ciclo menstrual irregular, tem como característica muita oscilação, ou seja, ele tem uma diferença de dias considerável de um para o outro. Ciclos com variação de 2, 3 até 7 dias não é considerado um ciclo irregular grave, apenas pode haver algum atraso na ovulação ou alterações na fase lútea (pós ovulação).
Porém, ter um ciclo irregular não significa que você é estéril. Você provavelmente terá maior dificuldade para engravidar, mas a gravidez é possível. Como em ciclos irregulares a ovulação não pode ser calculada, você poderá realizar um teste e saber com antecedência seu dia fértil.
Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim. Mas ainda sim é possível saber mais ou menos quando a ovulação aconteceu. Se a mulher está tentando engravidar, ela terá noção de quando teve muco fértil, ou quando ficou mais úmida. Esses são os dois principais sintomas de ovulação.
A fase lútea sempre dura 14 dias, enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher. Por isso que é possível contar o período fértil como sendo 14 dias antes da menstruação. Para fazer o cálculo do período fértil irregular é necessário saber o tempo de duração dos últimos três ciclos menstruais.
Normalmente, a menstruação desce por volta do 14º dia de cada ciclo. Entenda melhor como funciona o ciclo menstrual e quando desce a menstruação.
Para calcular o ciclo menstrual da mulher, deve se levar em consideração o período entre 25 e 30 dias, sendo mais comum o de 28 dias. Para calcular o seu ciclo menstrual, especificamente, basta verificar o intervalo de tempo entre o primeiro dia da sua menstruação do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte.
Teste do cotonete Este teste deve ser feito alguns dias antes da data prevista para a descida da menstruação e serve para identificar mais precocemente se a menstruação está descendo. Assim, se o cotonete ficar sujo, pode indicar que a mulher não está grávida porque a menstruação está chegando.
Esse exame pode ser feito 12 dias após o período fértil, mesmo antes da menstruação descer.