Apesar de alguns cães conseguirem sobreviver à doença que destrói sua mucosa intestinal, o vírus pode permanecer no local por um longo tempo. É possível depois da parvovirose você ter outro cachorro, mas desde que tomadas algumas precauções.
O período de incubação, ou seja, o tempo de exposição ao vírus até o momento em que os sinais da doença começam a aparecer em torno de 7 a 14 dias. Além disso, o vírus pode ser encontrado nas fezes dias antes dos sinais clínicos da doença aparecerem e pode permanecer até duas semanas após o início da doença.
Sintomas: como saber se o cachorro está com parvovírus?
Após um ou dois dias, iniciam os sintomas digestivos como vômitos (que podem ser amarelados ou avermelhados) e diarreia. A diarreia geralmente é sanguinolenta indo da coloração vermelha até a negra, com cheiro extremamente forte e em grande quantidade.
Parvovirose: o diagnóstico precoce é possível!
Modo de Usar: Retire uma amostra com o swab e dilua no tampão de amostra no tubo plástico, contendo 1 mL de tampão; Agite o tampão com o swab; Pingue 4 gotas (100 µL) na placa teste, no local indicado para aplicação da amostra; Leia o resultado após 5 a 10 minutos.
O diagnóstico da parvovirose é baseado no quadro clínico, achados de hemograma e exames complementares que identificam o CPV ou os anticorpos contra ele.
A parvovirose é transmitida pelo parvovírus, e o cão se contamina pelo contato com fezes infectadas.
Prevenção. A boa notícia é que a parvovirose é facilmente prevenida. A vacinação contra a doença é fácil, acessível e muito eficaz. Faz parte do calendário regular dos cães em três doses, que são aplicadas, geralmente, a partir da sexta semana de vida.
A parvovirose é causada por Parvovírus canino e é caracterizada pela diarreia sanguinolenta, vômito, anorexia, apatia. Já a cinomose é transmitida pelo vírus da cinomose canina, um Morbillivirus da família Paramyxoviridea que afeta espécies de carnívoros, entretanto, o cão é o mais acometido pela doença.
Quando tem algum cão doente na casa, com parvovirose ou cinomose, os veterinários indicam esse produto para fazer a limpeza. É a solução utilizada em todos os hospitais, clínicas, hotéis e creches de animais. A forma correta de utilizar a amônia quaternária é retirar a excesso dos resíduos, como fezes e urina.
Qualquer uma dessas aplicações leva de cinco a 15 dias para fazer efeito e não pode ser subministrada a animais gestantes ou doentes para não correr o risco de prejudicar ainda mais a saúde.
A vacinação anual no adulto inicia com 12 meses de intervalo a partir da primeira dose do filhote (5 meses de idade), em dose única. Pode-se atrasar até 4 semanas a data marcada para o reforço anual.
Os preços das vacinas para cachorros variam de acordo com a clínica veterinária, mas cada dose custa entre R$ 30 e R$ 100. Há também as vacinas para cachorros filhotes, as quais têm aplicações duplas e são obrigatórias nos primeiros meses de vida.
Descrição do Produto: Vanguard® Plus é indicada para vaci- nação de cães sadios de 6 semanas de idade ou mais velhos, como auxiliar na prevenção da cinomose canina causada pelo vírus da Cinomose canina (CD), da hepatite infecciosa canina (ICH) causada pelo Adenovírus canino Tipo 1 (CAV-1) de doença respiratória causada ...
Administração: Administrada por via subcutânea ou intramuscular. Rehidratar a fração pulverizada (liófilo) com 2 mL da fração líquida acompanhante, no momento da aplicação. Precauções: - A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.
“Caso seja possível, o ideal é optar por fazer a vacina no consultório, clínica ou hospital veterinário.
A vacina raiva (inativada) é administrada por via intramuscular, na região deltoide, em adultos ou região ântero-lateral da coxa em crianças. Esta vacina não deve ser administrada por via subcutânea ou intravascular.