Com 5 a 6 anos de idade o peixe tucunaré comum atinge 55cm de comprimento e o peso de 3 a 4kg, enquanto que o pinima atinge de 60 a 70cm. Para apenas engorda-los, o criador deve adquirir alevinos de boa procedência e de boa qualidade.
Alguns preços, mesmo já tendo aumentado pela demanda, permanecem semelhantes a igual período do ano passado, como o Tambaqui, cujo quilo está, em média, R$ 10, e a Tilápia R$ 13.
70,00
G1 visitou seis pontos comerciais na capital para comparar valores. Pirarucu, tambaqui, jaraqui e pacu estão entre os peixes mais procurados....
Complete seu carrinho com estes produtos
O dorso e a barriga formam uma curva alongada ampliando espaço para acomodar uma carne farta, que é bastante apreciada pela sua textura e sabor. Apesar de atingir até 18 quilos na natureza, em viveiros pode ultrapassar 1,1 quilo e 50 centímetros em um ano de cultivo.
70 cm de comprimento
Sua espécie é distribuída na Bacia do Prata. O Pacu habita rios e lagoas nas épocas de cheia. É um peixe omnívoro, alimentando-se de frutas, matéria vegetal e pequenos peixes. É um peixe que realiza a desova total, ou Piracema, fazendo longas migrações rio acima para se reproduzir.
Um tambaqui monstro de de 45 kg foi pescado por ribeirinho no alto do Rio Purus, no município de Pauini, e isso não é historia de pescador, olha o tamanho do porrudo.
Para pescar pacu é necessário usar uma varas de tamanho 6, linhas de tamanho entre 0,30mm a 0,35mm e anzóis de 2/0 a 3/0. Também deve-se considerar usar um empate para evitar que o peixe corte a linha com seus dentes fortes antes mesmo que o pescador sinta a puxada.
Outra forma de fazer sua própria isca para pacu é usar o que estiver à sua disposição no momento da pesca. Invista em iscas naturais, como caranguejos, massinhas, minhocuçu em pedaços, fígados de boi, frutas cortadas, embutidos, minhocas comuns, entre outras.
Para a pesca do Pacu se faz necessário o uso de equipamento mais reforçado com vara de média ação, linha 0,40 ou mesmo superior, anzol nº 11 ou maior.
Pescaria de Caranha com isca natural Geralmente os pescadores usam bicudas, anchovas, xareletes vivos, iscados pelo dorso, usando anzol circular, um chumbo grande para manter a isca fixa no fundo e um chicote de 2 a 3 metros para que a isca possa nadar em volta do chumbo e chamar a atenção da Caranha.
Alimentação: Peixes, crustáceos, moluscos e equinodermos (na fase jovem) e apenas peixes quando adulto.
Massa para isca de pescar em geral
Assim como iscas naturais e artificiais, as massas também são muito eficientes na pescaria em rios, lagos e pesqueiros....Ingredientes:
Modo de preparo Adicione a banana aos poucos e, com as mãos, sove até conseguir consistência. Não deixe muito mole, pois não resistirá o arremesso e irá se romper. Em seguida, faça pequenas bolas para poder iscá-las. Lembre também de deixar a massa em local bem abrigado.
Molhe um pouco os pães para amolecerem e comece a sovar com as mãos até formar uma massa. Dê preferência para a água do rio, lago ou lagoa local mesmo. Após a massa misturar bem e começar a desgrudar da mão, acrescente a farinha de milho e volte a misturar para ficar homogêneo. Sua massinha estará pronta para pescar.
Métodos seguros para fazer a chuca
COMO FAZER
Anzol com mola para melhor fixação da massa O anzol Maruseigo com Mola da MIRAMAR é indicado para pesca com massa, pois da maior segurança na hora do arremesso e mantém a massa no anzol por mais tempo. Ideal para pesca em água doce de peixes como: Tilápias, Piaus, Curimbatás, Piaparas entre outros peixes.