A principal diferença entre o Exército Vermelho e o Exército Branco era a sua inclinação ideológica - o Vermelho defendia a revolução socialista e o Branco defendia ou o Liberalismo ou a Monarquia, a depender do regimento. ... Foram politicamente vitoriosos tanto na Revolução Russa quanto na Guerra Civil que se seguiu.
Exército Vermelho era o nome dado às forças armadas da extinta União Soviética, criado em 1918, renomeado em 1946 com o título de "Exército Soviético" e, finalmente extinto ante o colapso geral do bloco socialista de 1991.
Trótski
O Exército Vermelho foi criado pelo Leon Trotsky, com o objetivo de combater os opositores à revolução e o Exército Branco, que era formado por nacionalistas, tinha a função de combater a revolução comunista (os participantes eram contrarrevolucionários).
O Exército Branco foi composto por anti-bolcheviques, como cossacos, nobres e camponeses, como conscritos e como voluntários. O movimento Branco possuía várias forças navais, que foram também baseadas em rios. Especialmente a Frota de Wrangel, última remanescente da Marinha Imperial Russa no Mar Negro.
Vermelhos: O nome desse grupo faz menção ao Exército Vermelho, o exército formado às pressas pelos bolcheviques para derrotar as forças rebeldes. Brancos: Formados, sobretudo, por monarquistas que desejavam restaurar a monarquia czarista existente na Rússia antes de 1917.
Era formado por forças nacionalistas e contrarrevolucionárias russas, em muitos casos pró-czaristas que, após a Revolução de Outubro, lutaram contra o Exército Vermelho.
Wehrmacht
Kerensky, corretamente temendo pela sua própria cabeça, libertou os prisioneiros bolcheviques, que por sua vez derrotaram o golpe de Kornilov mobilizando os trabalhadores de Petrogrado e conduzindo a agitação entre as tropas.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
A entrada dos guardas vermelhos no Palácio de Inverno, em Petrogrado, onde o governo provisório se reunia, marcou o triunfo dos bolcheviques. A Revolução russa de 1917 foi um momento decisivo na História, e pode ser considerada como o grande acontecimento do século XX.
A vitória bolchevique pode ser explicada do ponto de vista logístico e estratégico. O fato de o Exército Vermelho controlar territórios centrais na Rússia garantiu-lhes uma vantagem importante: a locomoção das tropas e dos recursos era mais simples e rápida.
O czar Nicolau II tentou amenizar a situação prometendo a convocação da Assembléia Nacional (Duma). Várias Dumas foram convocadas e fechadas, o que aumentou ainda mais as criticas ao czar.
Vladimir Lênin
Anulando o mercado e estabelecendo uma economia de controle centralizado, os bolcheviques dispunham de uma maior capacidade de organização e distribuição de matérias primas, alimentos, combustíveis e recursos humanos.
As principais medidas Lenin após assumir o poder da Rússia foram retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e acabar com a propriedade privada. Após isso, colocar em prática um plano econômico chamado de comunismo de guerra.
As principais foram: abolição da grande propriedade e redistribuição das terras entre os camponeses; nacionalização de bancos, multi-nacionais, ferrovias e o comércio exterior; instituição da auto-gestão operária nas fábricas e usinas; adoção de regime de partido único (o partido Bolchevique foi transformado em partido ...
A pretensão dessa ditadura era acabar com as desigualdades sociais e econômicas da Rússia. As principais medidas tomadas pelos bolcheviques em 1917 foram retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e acabar com a propriedade privada. Após isso, colocar em prática um plano econômico chamado de comunismo de guerra.
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).
As divergências políticas entre os mencheviques e bolcheviques diziam respeito a como o socialismo seria efetivamente construído no país.