Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
9 coisas que você nunca deve dizer para quem perdeu alguém
Como lidar com a morte de um ente querido?
7 dicas para superar a perda de ente querido!
O que te mantém vivo são as lembranças e todo amor, carinho e afeto que essa pessoa te fez sentir. A morte de alguém querido é tão difícil de aceitar. ... A dor de perder alguém em vida é pior do que a dor da morte, porque é o nunca mais de alguém que se poderia ter, já que está vivo e por perto.
O que dizer quando alguém perde um ente querido?
“Com isso, aprendemos com a morte o valor da vida e de respeitarmos os ciclos inerentes ao processo de viver. Por ser uma experiência individual e intransferível, pode ser sentida como solitária, pois mesmo que rodeado de entes queridos é impossível que alguém viva esse momento no lugar do outro.”
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Sei que nenhuma palavra bonita pode tirar a sua dor, então só posso pedir a Deus que te conforte e aqueça o seu coração e o da sua família. Conte comigo! Meu coração está pesado hoje e eu sei que o seu também.
Ao comentar algo que vivenciou positivamente ou mesmo uma passagem engraçada com aquele que partiu, você fornece um consolo ao enlutado; “Estou aqui para o que for preciso”. Coloque-se à disposição para alguma ajuda; “Eu sinto muito pela sua perda, meus sentimentos.” Seja sincero e sucinto.
6 dicas importantes sobre o que dizer quando alguém morre
O Círio Pascal é uma vela branca que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada nas liturgias de Igrejas Cristãs Ocidentais (Igreja Católica Romana, Comunhão Anglicana, Igrejas Luteranas, dentre outras). ... Ao longo do ano a vela é acesa em ocasiões especiais, dependendo da tradição, como batismos e funerais.
Toda segunda feira nós acende vela prás almas (ou acendiam sem dentro de casa, nas varandas ou fundos dos quintais) e fazemos nossos pedidos".
O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é celebrado em vários cantos do mundo de diferentes maneiras. A data é uma homenagem às pessoas que já faleceram, por isso os cemitérios do Brasil ficam cheios de gente que levam flores aos túmulos de familiares e amigos que não estão mais neste mundo.
É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados. Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos.