3 dias
15 dias
De maneira geral, a maior parte das sementes das hortaliças germina entre 3 e 15 dias, mas isso também depende de vários outros fatores, como o tipo de solo, a profundidade de semeadura, e a temperatura e a umidade do solo, entre outros.
Sudeste
5 dias
2,5 metros
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril. A segunda safra é chamada de safrinha por não ser plantada em um período ideal para a cultura, pois pode ocorrer déficit hídrico.
As plantas de milho desenvolvem as folhas com base na sua maturidade relativa e no ambiente de crescimento. Os híbridos podem variar o número de folhas conforme seu ciclo de desenvolvimento, podendo apresentar média de 15 a 23 folhas completamente desenvolvidas em sua maturidade.
É considerado cereal, quando seus grãos são secos e legume, quando fresco. Na cozinha, graças a essa versatilidade transforma-se em inúmeras receitas de doces a salgadas, algumas até já são consideradas ícones, como a pamonha, o curau e o creme de milho.
Em relação ao ciclo da cultura, as cultivares precoces são dominantes (66,25%), seguidas pelos hiper e superprecoces (24,37%). Os semiprecoces e normais representam apenas 9,38% das opções de mercado.
O milho saboroso BRS 3046 é um híbrido triplo de milho que a Embrapa está lançando especialmente para a produção de milho verde. A cultivar apresenta boa produtividade de espigas verdes, bom empalhamento e, dependendo das condições climáticas, uma janela de colheita em torno de cinco dias.
Para escolher uma boa semente, o agricultor precisa avaliar algumas características do material que vai ser plantado. Importante também é saber: se a semente é adequada à região de cultivo, se tem ciclo apropriado para o tempo de produção desejado, além de avaliar a resistência da semente contra pragas e doenças.
Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas. O espaçamento reduzido pode proporcionar melhores condições de desenvolvimento para a cultura e trazer efeitos positivos na produtividade.
Para acontecer o cruzamento e formar os grãos na espiga é necessário que o pó do pendão tenha contato com o cabelo da boneca. O pó do pendão entra através dos cabelos para o interior da boneca onde se dá a fecundação e a formação do grão. Cada grão de pó de pendão forma um grão de milho.
Em milho, a produção de linhagens endogâmicas consiste na autofecundação de plantas selecionadas por vários ciclos, visando obter genótipos homozigotos. Como visto no capítulo anterior, o processo de autofecundação levará à fixação do genótipo (endogamia).
Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.