São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.
Resposta. Bio-oleo, biogás, Biomass-to-Liquids, Etanol celulósico, Bioetanol, Biogasolina, Biodiesel, Óleo vegetal, Lenha, Carvão Vegetal, Turfa, Gás pobre.
No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais (como no caso do porco), álcool e outras fontes primárias de energia.
Os diferentes tipos de biomassa
Há três classes de biomassa:
O etanol é o principal biocombustível do Brasil e dos Estados Unidos; enquanto que na União Europeia o biodiesel domina o mercado de biocombustíveis líquidos.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção.
A biomassa começou a ser utilizada para geração de energia desde os primórdios da humanidade, através do uso da madeira para cocção, aquecimento e iluminação. Neste período e por muito tempo, a madeira foi a principal fonte energética utilizada pelo homem.
Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, como carvão, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros.
Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição; A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente; As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.
As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão. ... A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera.
A biomassa é uma fonte de energia que pode ser utilizada para a produção de energia elétrica e industrial. ... É considerada uma fonte de energia renovável, pois o material orgânico que é queimado durante a sua produção é renovado através do ciclo do carbono. As plantas e os animais formam a biomassa terrestre.
A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. ... e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).
Fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia. ... Exemplos de fontes de energias não renováveis são fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural.