A restauração devolve ao dente a estrutura perdida bem como sua função de mastigação e estética. O tempo de duração desse tratamento vai depender do tamanho e complexidade da restauração mas leva em torno de 01 hora na grande maioria dos casos. Cuide de sua saúde bucal!
Dicas de mastigação após uma restauração de dente
Após a restauração O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.
Essa dor pode ser por vários motivos, como por exemplo restauração profunda ficando próxima da polpa, o tipo de material usado, uma infiltração, uma raiz exposta, uma cárie mal removida, restauração “alta”ou seja, com contato excessivo, e pode ser até outro dente irradiando para esse e etc...
Por isso, as refeições após o procedimento devem ser mastigadas lentamente e com mordidas leves para evitar que a pressão no dente aumente. Evitar bebidas muito geladas também é uma boa medida para não sentir dor após o tratamento, assim como doces e alimentos duros para mastigar.
Mas muitas vezes as pessoas apresentam dentes sensíveis após o branqueamento. De fato, a Reader's Digest afirma que 78% das pessoas têm sensibilidade dentinária, também conhecida como hipersensibilidade dentinária, depois de fazer um clareamento dental externo com o tradicional peróxido de carbamida.
Um anti-inflamatório para sensibilidade nos dentes bastante popular é o Spidufen. Ele é indicado para alívio de dor leve ou moderada em pós-cirúrgico dental e outros tipos de dores.
O tratamento varia de caso para caso, geralmente são usados analgésicos fortes e medicamentos à base de cometacina, fenoprofeno entre outros. Para tratar uma dor local é utilizado antibiótico e anti-inflamatório, além de cuidados locais. Em casos mais extremos pode ser preciso a realização de uma cirurgia.
Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo). Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação. A causa geralmente é uma artéria posicionada de modo anormal que comprime o nervo do trigêmeo.
Cáries ou abscessos dentários Daí pode surgir a sensação de dor em vários dentes ao mesmo tempo. Em alguns casos, uma cárie dentária pode resultar em abscesso dentário . Este é uma bolsa de infecção que pode se formar dentro de um dente ou profundamente dentro da gengiva.
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.