Por exemplo, no cinema sonoro (desde 1929), a cadência padrão de projeção é de 24 quadros por segundo, portanto um frame equivale a 0,0417 segundos. Mas, no período do cinema mudo, a cadência variava entre 16 e 20 quadros por segundos, dando ao frame uma duração entre 0,0500 e 0,0625 segundos.
As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
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O que define a quantidade máxima são os Hertz. Se o ele for de 60hz, verá no máximo 60 FPS, se for de 75hz, 75 FPS, e por aí vai. O monitor com a maior frequência real atualmente é o Asus Rog Swift PG258Q, no qual alcança os incríveis 240Hz.
A taxa de atualização mede o ritmo em que o monitor atualiza uma imagem na tela. No caso de um equipamento gamer, é desejável sempre o maior número possível. Se o monitor tem 60 Hz de taxa, significa que é capaz de exibir uma nova imagem 60 vezes por segundo.
Cerca de 40 ~ 60 FPS já são o suficiente para que não se perceba alguma lentidão (note que a taxa mínima referida é 40 FPS, logo em áreas que há muitos efeitos, o ideal é no mínimo 40), porém para que isso aconteça precisamos de uma taxa estável, você se incomodará se por exemplo um jogo ficar variando entre 100 a 45 ...
Em jogos de futebol ou de carros não precisa de tantos frames como os de primeira pessoa para serem jogáveis. Como dito depende do jogo mesmo. Mas no Geral, para mim o Jogavel é 32FPS pra cima. 30FPS é um pouquinho mais perceptível, mas 29 pra baixo fica ruim mesmo.
60 FPS