Passados 7 a 10 dias da recuperação da cirurgia plástica gengival, removem-se os pontos de sutura e são retiradas todas as restrições. O bochecho com agentes antiplaca e antimicrobianos podem continuar por até 21 dias.
Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a gengivectomia ainda é um procedimento simples, com anestesia local, onde o cirurgião dentista retira entre um a dois milímetros de tecido. Mas a gengivectomia é apenas um dos procedimentos para corrigir problemas na gengiva.
Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.
O que é a gengivoplastia e para que serve essa cirurgia? A gengivoplastia é um nome dado à cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente. O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes.
A gengivoplastia e a gengivectomia são intervenções cirúrgicas que se efetuam ao nível das gengivas, visando corrigir ou alterar o contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto dos dentes.
pode ser instantaneo ou mais demorado como o normal. dois a tres dias. Existem basicamente dois tipos de gengivectomias: somente remoção do tecido gengival, ou remoção de tecido gengival e ósseo. Na primeira a recuperação é mais rápida e na maioria das vezes nem são necessárias suturas ( pontos).
Recomendações Pós-Gengivectomia/Gengivoplastia Exemplos incluem sopas, iogurtes, frutas batidos, smoothies e purê de batatas; Tome os remédios conforme a prescrição para evitar infecções; Mantenha sua boca limpa, uma boa higienização vai garantir um saudável pós cirúrgico.
Como tratar gengiva inchada?
A origem mais frequente da gengiva inchada é uma inflamação conhecida como gengivite, consequência de uma falha no processo de higienização bucal. Isso significa que a escovação está sendo feita de forma incorreta e o fio dental sendo usado de modo inadequado.
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
Gengiva inchada e dolorida é um sinal claro de alguma inflamação na região, que pode ser causada por uma infecção, por alimentos presos na área e até devido ao uso de determinados medicamentos.
A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.
Higienize seus dentes três vezes por dia, acreditando mais na sua competência que na frequência; limpe todas as superfícies dentárias, principalmente a gengiva junto aos dentes e entre os dentes. A gengiva inflamada irá sangrar e ficar sensível durante a escovação e ao passar o fio dental. Não desista!
A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.
É um problema quase imperceptível. Mas, com o passar do tempo, a retração gengival começa a dar os seus primeiros sinais, como dor e sensibilidade na parte que, antes, estava protegida pela gengiva. O desconforto é tanto, que, muitas das vezes, até simples hábitos podem causar dores na região, como o uso do fio dental.
Sentir dor ao comer determinados alimentos pode indicar hipersensibilidade dentinária; o problema é comum, mas leva pouca gente ao dentista. Um café feito na hora, um suco de laranja refrescante, uma sobremesa açucarada.
Quais são os sinais de uma gengiva inflamada? A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
As formas mais comuns são por meio de um trauma ou uma agressão bacteriana. No caso de traumas, o que mais reflete na inflamação é usar o fio dental com muita força ou quando alguns restinhos de alimentos, como casquinhas de pipoca, ficam grudados entre os dentes e dentro da gengiva.
Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Vá ao dentista o mais rápido possível.
Pericoronarite - tratamento Nos casos mais ligeiros, a prescrição de medicação ou remédio para dor de dente, como os analgésicos (paracetamol, por exemplo) e anti-inflamatórios (ibuprofeno, por exemplo) possibilitam a redução ou alívio da dor, enquanto não se trata a causa subjacente.
Siso muito inflamado Em casos mais graves, há a necessidade de iniciar uma terapia medicamentosa com antibióticos a fim de melhorar o quadro, além de associar com uma boa higiene local. Nesse quadro, o paciente deve ser reavaliado pelo cirurgião a cada 48 ou 36 horas.
5 dicas de como aliviar as dores
O tratamento para a pericoronarite é feito conforme a orientação do dentista e pode variar de acordo com a gravidade da inflamação. De forma geral, é indicado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o inchaço e aliviar a dor, como o Ibuprofeno e o Paracetamol, por exemplo.
É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias quando os dentes começam a nascer, explica o artigo da BJGP. Se isso acontecer, há várias medidas que você pode tomar em casa para aliviar os sintomas e melhorar a higiene bucal: Escove bem os dentes duas vezes ao dia.
Confira a seguir algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de dente: