Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.
O médico sugere que a alimentação tenha mais frutas e verduras frescas, acompanhadas com água e líquidos e que se evite comidas pesadas, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Quando alguém apresentar sinais de insolação, é preciso fazer com que a temperatura do corpo abaixe lentamente.
A insolação acontece quando a pessoa fica exposta por longos períodos ao sol e ao calor ou como consequência do aumento rápido da temperatura corporal, levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas indicativos de insolação, como dor de cabeça, tontura e mal-estar.
Veja quatro soluções para aliviar queimaduras solares
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Mesmo com o protetor solar, às vezes esquecemos o tempo no sol e só percebemos o problema no dia seguinte. Para aliviar as queimaduras, basta fazer uma pasta com amido e água aplicando no local. Ela vai amenizar a dor e facilitar a cicatrização.
O que fazer para a queimadura não manchar a pele
Quanto ao tratamento, pomadas como Sulfadiazina de prata são perfeitas para queimaduras de primeiro grau e superficial. Para as queimaduras que permanecem na pele durante anos, o ideal são os clareadores com ativos como hidroquinona.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
1º passo) Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ; 2º passo) Use um creme com ativos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C; 3º passo) Aplique uma camada de filtro solar com cor para uniformizar o tom de pele e proteger a região do escurecimento das manchas e formação de novas marcas.
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Opções caseiras
Limão e água destilada. Para atenuar manchas na pele, prepare uma loção com suco de limão e água destilada em partes iguais. Junte, por exemplo, uma colher de sopa de suco de limão fresco espremido e uma colher de sopa de água destilada. Aplique a loção à noite deixando agir por 10-15 minutos antes de enxaguar.
Como tirar manchas de picadas de mosquitos na perna ? Existem diferentes formas de tratamento, uma delas é o uso de cremes com poder de clareamento. Pode também ser feito peelings. Procure um dermatologista apara avaliar o melhor tratamento no seu caso.
O tratamento das manchas deve ser feito com cremes clareadores contendo hidroquinona, ácido glicólico, retinoico, ácido kójico, ácido fítico ou diversas outras substâncias despigmentantes. Peelings e lasers podem ser muito eficazes também.
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.
Cremes clareadores Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com Hidroquinona, ácido retinoico ou com o ácido azeláico, por exemplo.
"Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas", explica Solange.
Basta você misturar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com algumas gotinhas de água filtrada ou fervida. Depois, mexa até que essa mistura se torne um creme grosso. Após preparar a mistura, aplique na área desejada e deixe secar. Deixe a mistura por aproximadamente 10 minutos na pele.
Uma boa dica para clarear axilas e virilhas é passar um pouquinho da pomada Vitanol A nas áreas afetadas todas as noites, quando for dormir, durante 1 semana....Como clarear axilas e virilha: 5 opções naturais
Para clarear a virilha de forma rápida e eficaz existem diversos tratamentos disponíveis, como cremes clareadores, peelings químicos, radiofrequência, microdermoabrasão ou luz pulsada, por exemplo, que atuam diminuindo o excesso de melanina acumulada e devolvem o tom natural da pele.
O clareamento íntimo a laser faz a remoção da camada mais superficial da pele, promovendo a renovação celular, além de estimular a produção de colágeno na derme. O resultado é uma sensível melhora na cor, textura e diminuição da flacidez nas áreas tratadas.
Em clínicas especializadas, cada sessão custa entre R$ 500 e R$ 1.