PRODUÇÃO Os bulbos estão maduros após três a nove meses de plantio, de acordo com a cultivar e a região. Colha em dias de sol e pela manhã. Ainda com folhas e raízes, o alho precisa ser curado por três a cinco dias ao sol e, posteriormente, por 20 a 50 dias à sombra.
O primeiro passo é separar os dentes de alho (as sementes ficam dentro do dente). ... Espere de três dias a uma semana, até que dentes de alho comecem a brotar. Assim que os dentes de alho desenvolveram raízes e alguns brotos é hora de serem plantados na terra.
Como usar o alho Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.
O alho branco tende a ter um perfume e um sabor muito poderoso. Muitas vezes, o alho branco tem mais dentes que o alho roxo. O alho roxo, tem menos dentes, mas geralmente são maiores. Ele possui um odor e um sabor mais leve.
O alho pertencente à família Alliaceae, é uma planta herbácea, com folhas lanceoladas (alongadas), estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, dependendo da cultivar. As bainhas das folhas formam um pseudocaule curto, em cuja parte inferior origina-se o bulbo (Figura 1A).
O alho nacional, no entanto, tem mais qualidade do que o chinês. O produto brasileiro tem sabor mais picante, aroma forte, textura macia e apresenta rendimento superior. É aquele com a casca de cor roxa, um diferencial que já pode ser visto a olho nu quando confrontado com o produto chinês, de casca branca.
Em termos de produção nacional, a maior parte do alho é produzida por quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que produzem aproximadamente 90% do alho brasileiro. Em 2018, a produção chegou a 118 mil toneladas, produzidas em 10,5 mil ha.
Origem: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.
São cerca de 15 dentes por cabeça de alho, com tamanhos grandes, o que valoriza o produto.
O valor do quilo do alho, que dá um gostinho especial no tempero da comida, saltou de R$ 12 para R$ 35. A cebola também aparece na lista dos alimentos que estão com o preço nas alturas.
“Nem sempre o alho maior tem mais alicina.” As especialistas alertam que consumir alho em excesso também não é bom. Isso porque ele pode causar lesões no trato gastrointestinal e também pode provocar reações alérgicas.
Carnes brancas (com pouca gordura), como peru, frango ou peixe; Leite e iogurte desnatados; Queijos brancos; 1 colher (de sobremesa) de azeite cru.