Resposta: Não. Após 5 anos o nome sai do cadastro de inadimplentes, mas a dívida que está sendo cobrada judicialmente não prescreve. Ela deve ser paga.
Consequências de não pagar as parcelas do financiamento Normalmente, após alguns dias de atraso no pagamento, a instituição financeira entra em contato para cobrar o cliente. A inserção do nome do devedor no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a apreensão do veículo são possíveis em caso de inadimplência.
30 dias
O bloqueio judicial pode ocorrer na conta corrente e em outros valores, assim como em outros investimentos que a pessoa tenha com o banco. Porém, a Justiça não pode bloquear a conta salário e/ou a conta para aposentadoria, já que elas representam fonte de sustento.
Aposentadoria por Tempo de contribuição: o homem precisa de 35 anos de tempo de contribuição e a mulher 30 anos. Algo bem recente, é a possibilidade de se aposentar sem o fator previdenciário se a soma da idade mais o tempo de contribuição for 95 pontos para o homem ou 85 pontos para a mulher.
3.
Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções:
O pedido de aposentadoria poderá ser feito por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, desde que os segurados queiram solicitar o benefício por idade urbana, tempo de contribuição ou idade rural.
Toda pessoa que teve o benefício indeferido têm o direito de solicitar ao órgão uma nova análise da solicitação por meio de um recurso. O prazo para a solicitação do recurso é de 30 dias após o aviso do indeferimento. Desde maio de 2019, essa solicitação deve ser feita apenas pela internet ou pelo telefone 135.