Como medidas preventivas da pneumonia associada à ventilação mecânica, os participantes referiram: a higiene das mãos e oral; a prevenção da broncoaspiração de secreções com a elevação da cabeceira de 30 a 45o, controle da pressão do cuff; cuidados com a aspiração das secreções e circuito ventilatório, aspiração da ...
É uma das estratégias recomendadas para redução de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV): a) Continuidade da sedação, com o objetivo de evitar lesão e proceder a extubação precoce. b) Monitorar a porcentagem de aderência à vacina AntiPneumocócica entre profissionais de saúde.
Segundo BRASIL (2013), as práticas fundamentais e específicas fortemente recomendadas para a prevenção da pneumonia é manter o paciente com a cabeceira elevada entre 30º e 45º, avaliar diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível, aspirar a secreção acima do balonete (subglótica) e a higiene oral com ...
A pneumonia é causada por uma variedade de organismos, incluindo diversos tipos de bactérias, vírus, fungos, ou mycoplasma, que é a bactéria-como o organismo. No total, há sobre 30 causas diferentes da infecção da pneumonia.
Enquanto a pneumonia pode ser provocada por diversas bactérias diferentes, além de fungos ou vírus, a tuberculose possui um único agente etiológico, que é o Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria conhecida também como bacilo de Koch.
Outra diferença está no agente infeccioso. Enquanto a pneumonia ocorre por diferentes agentes, a tuberculose acontece por uma única bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, também conhecida por bacilo de Koch. Também se diferem pela transmissão, sendo a tuberculose altamente mais contagiosa do que a pneumonia.
Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.
Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.