Comando while O funcionamento é o seguinte: Testa a condição; Se a condição for falsa então pula todos os comandos do bloco subordinado ao while e passa a executar os comandos após o bloco do while. Se condição for verdadeira então executa cada um dos comandos do bloco subordinado ao while.
Esta estrutura de repetição, garante que o bloco de instruções seja executado no mínimo uma vez, já que a condição que controla o laço é testada apenas no final do comando. while é justamente o local onde a condição que controla o laço é testada. ...
A sintaxe do for é a seguinte: for(inicialização, condição, iteração) { faça... } O for é um loop mais simples que o while. O while é algo muito poderoso, porém mais utilizado quando queremos fazer algo recursivo (aprenderemos sobre isso depois).
Portanto, o conteúdo será repetido até que esta condição não seja mais verdadeira. Devemos saber que o laço de repetição while pode não ser executado. ... Do/While – O do/while tem quase o mesmo funcionamento que o while, a diferença é que com o uso dele teremos os comandos executados ao menos uma única vez.
Pelo for você varia o índice de acesso aos elementos da coleção, no foreach você recebe o elemento em si. Pode ser feito, mas é um pouco mais complicado fazer certo, proceder contagens (incrementos simples) no foreach .