No caso da LCI, da LCA e da poupança, exibimos as rentabilidades acrescidas do Imposto de renda (de acordo com a alíquota do período analisado: 22,5% para o mês, 20% para o ano, 17,5% para o período de 12 meses, e 15% para 24 meses e acima).
A LCI Caixa é remunerada pelo CDI, isenta de IRRF pra pessoa física, e pode ser resgatada a partir de 90 dias, dependendo do contrato. O CDI, hoje, é de 6,40% ao ano. Então, 80% disso é 5,12%.
A LCI (Letra de Crédito Imobiliária) é excelente opção para quem quer investir em aplicação sem cobrança de imposto de renda e que, até R$ 250 mil, é completamente segura, independentemente da instituição emissora desse título.
| O principal risco da LCI é a instituição emissora quebrar, mas fique tranquilo, o título é protegido pelo FGC. O risco de crédito é a possibilidade da instituição emissora da Letra de Crédito Imobiliário quebrar. Ou seja, o risco do banco onde você aplicou seu dinheiro falir e você não receber seu dinheiro de volta.
No BB a LCI possui modalidade de investimento com resgate. Na modalidade com resgate, o valor investido fica disponível a partir do primeiro dia útil após a carência de 90 dias da aplicação, com prazo para contratação de até 1080 dias.
O CDB é mais indicado para valores menores e maior liquidez. Por isso, é interessante para quem tem pouco dinheiro para investir. A LCI, por outro lado, é o ideal para quem tem uma quantia maior e quer potencializar o retorno.
Quando você compara aplicações de renda fixa e percebe que o investimento em LCI e LCA está mais rentável. LCI e LCA são isentas de taxas e imposto de renda, o que faz com que sua rentabilidade seja geralmente maior do que o rendimento líquido das aplicações financeiras similares.
A principal diferença entre CDB e LCI/LCA é que as últimas têm isenção da cobrança de Imposto de Renda. Assim o rendimento previsto na compra do título não tem descontos. ... Elas significam, respectivamente, Certificado de Depósito Bancário, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio.
Investimento em CDB Prefixados e IPCA+
3. Estude as opções