No SI (Sistema Internacional de Unidades) o trabalho é dado em joule, que é representado pela letra (J) e a força é dada em newton (N). Essa unidade é uma homenagem ao físico britânico James Prescott Joule.
joule
Trabalho nulo, quando o trabalho é igual a zero; Trabalho potente/motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido; Trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários (geralmente representado por T= -F.d).
Trabalho nulo ocorre quando a força não transfere nem transforma energia mecânica. A força é perpendicular ao sentido do deslocamento do corpo (α= 90°; cos 90o = 0). Nota: O trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento é sempre nulo.
Trabalho nulo: se α = 90º, uma vez que cos 90º = 0 e não há deslocamento; Trabalho resistente: quando 90 < α ≤ 180º.
A condição para que um trabalho seja nulo é que não ocorra a transferência e nem transformação de energia mecânica. Para que isso aconteça, a força tem que medir o ângulo de 90° com o sentido do deslocamento. Ou seja, a força (resultante) deve ser perpendicular ao sentido do deslocamento.
Em outras palavras, o deslocamento de um corpo equivale à distância entre essas duas posições, portanto, se esse corpo move-se e volta para a mesma posição de onde partiu, seu deslocamento terá sido nulo.