As drogas depressoras, causam diminuição na atividade do sistema nervoso central, as estimulantes aumentam a atividade do sistema nervoso central e as perturbadoras também chamadas de alucinógenas modificam o funcionamento do sistema nervoso central.
O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais importante do cérebro humano, parecendo ter um papel crítico na memória e cognição. O álcool também altera a ação sináptica do glutamato no cérebro, reduzindo a neurotransmissão glutaminérgica excitatória.
Resposta: Depressoras: Inibem ou retardam a atividade do S.N.C., produzindo relaxamento, sedação, tranquilidade, desinibição. Ex: Álcool, tranquilizantes, inalantes, etc. Estimulantes: Aceleram o S.N.C., produzindo um constante estado de alerta exagerado, insônia, hiperatividade, falta de apetite.
O que são drogas estimulantes? Como sugere o termo, são de substâncias que aceleram (estimulam) a atividade do Sistema Nervoso Central (cérebro), que passa então a funcionar mais rapidamente. A pessoa então anda mais, corre mais, dorme menos, fala mais, come menos, etc.
Ex. de fármacos: formoterol, salbutamol, terbutalina, fenoterol, brometo de ipratropio e bambuterol (24 horas de ação). XANTINAS- broncodilatador, com efeito inferior aos agonista, porém muito usada.
b) Psicoanalépticos – São substâncias que possuem ação elevadora do tônus psíquico, ou seja, estimulam o sistema nervoso central e a vigilância, diminuem a fadiga momentânea, estimulam o humor como os derivados do iminoestilbeno (como o insidon), estimulantes da vigilância como os derivados anfetamínicos (como o ...