R$ 600,00
O Registro Profissional é o documento que assegura o direito de exercício da profissão de jornalista em todo o Brasil. É o cadastro realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego que permite aos profissionais das categorias regulamentadas por leis federais ingressarem no mercado de trabalho. Entre elas o Jornalista.
O registro profissional de jornalista, conhecido informalmente como MTb, continua existindo e é essencial para garantir os direitos relativos à nossa profissão. O governo Bolsonaro pretendia eliminar o registro de jornalista e de outras profissões, por meio da Medida Provisória (MP) 905.
O MTBE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o registro profissional de certas categorias de trabalhadores, inclusive para os Jornalistas, que relaciona os dados do profissional ao Ministério do Trabalho, gerado por um número de identificação. Antes chamado de DRT (Delegacia Regional do Trabalho) hoje MTBE ou MTB.
Acesse o Sistema de Atendimento Agendado (SAA), preencha seu estado e município e na opção Tipo de Atendimento coloque Solicitação de Registro Profissional. Clique em prosseguir. Escolha o local, dia e horário disponíveis e, logo em seguida, insira seus dados pessoais.
Dados importantes: Para tirar a carteira, o profissional deve enviar via e-mail: Tipo Sanguíneo, Digital (Polegar), RG, CPF, Nome da instituição de formação Superior ou Técnica, diploma ou certificado de formação e assinatura digital no papel branco.
Para obter o DRT é exigido o ensino médio completo, e curso de qualificação profissional no Senac (que exige preparação prévia), ou atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato dos Radialistas através da comprovação de experiência em trabalhos profissionais como operador de câmera.
O repórter fotográfico compartilha pelas imagens um olhar jornalísticos. ... É o olhar jornalístico que enxerga, registra e compartilha a realidade. É o saber definir qual a melhor estratégia para fazer uma composição clara e objetiva, seja do momento histórico, do cotidiano ou da cultura.
Como obter registro profissional de ator na DRT Há duas formas de obter registro profissional de ator na DRT de cada estado: a partir da apresentação do diploma de um curso técnico/superior, ou com a comprovação de experiência profissional. Para solicitar o registro é preciso ter 16 anos completos.
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos: