Geralmente em concessionárias da administração, o salário inicial médio de um gestor público está na faixa dos R$ 3.
4 anos
São elas: habilidade humana: que lhe possibilite desenvolver sua capacidade de liderança, comunicação, negociação, administração de conflitos, enfrentar crises e lidar com mudanças descontínuas; habilidade profissional: que lhe propicie uma visão estratégica, incentive a criatividade e a inovação, a fim de ampliar a ...
15 competências gerenciais que todo gestor deve ter
Como ser um bom gestor público
Um bom gestor público cuida, com zelo, do transporte público, da saúde, da educação, do saneamento básico e da construção de casas populares. As eleições municipais se aproximam. Os eleitores vão escolher os novos prefeitos, das mais de 5 mil cidades brasileiras, pelos próximos quatro anos. Votar exige seriedade.
Em sua área de atuação, o gestor público pode se tornar eficiente da seguinte forma: fazer mais com menos (produção e desempenho) - saber utilizar as pessoas adequadas para a realização de atividades mais complexas ou fáceis.
A gestão pública municipal requer o desenvolvimento de competências básicas para o gestor, que deem conta da complexidade da administração do município, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população.
É nessa secretaria que o orçamento municipal é registrado e as despesas são nele processadas, através de complexos sistemas de informação (software). Faz a parte de tesouraria (emissão de cheques/ordens de pagamento) e toda a parte contábil (balanços, lançamentos em diário e razão, conciliações bancárias, etc).
Constatou-se que a falta de planejamento, o trabalho em equipe envolvendo diferentes profissionais, a busca pela qualidade do atendimento, a universalidade, o financiamento dos serviços públicos, a equidade, o excesso de burocracia, a descentralização e a falta de participação popular foram os principais problemas ...
A administração pública dos municípios brasileiros é responsabilidade dos poderes Executivo e Legislativo. O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, cujas funções são acompanhar, fiscalizar e regular os atos do Executivo, assim como propor e aprovar leis de interesse da cidade.
Para cada administrador municipal, existem diversas atribuições definidas. Entre elas estão proteger o patrimônio histórico, gerenciar o orçamento público e direcioná-lo para a melhoria da cidade como um todo. Isso inclui, entre outros fatores, melhorias no transporte público, educação, saúde e planejamento.
A administração municipal é dirigida pelo Prefeito que, como chefe do Executivo local, comanda, supervisiona e coordena os serviços de peculiar interesse do Município, auxiliado por Secretários Municipais, Coordenadores ou Diretores de Departamento, de acordo com a estruturação da Prefeitura e a maior ou menor ...
Há quem entenda que o número de Secretarias depende do porte do Município, a dizer, então, que São Paulo, por exemplo, deve ter um número bem maior de Secretarias do que, outro exemplo, Sorocaba. Na verdade, São Paulo tem 27 Secretarias e Sorocaba tem 20. A diferença não é tão proporcional assim.
São ao todo 24 secretarias que integram o Governo do Estado de São Paulo, ligadas à saúde, educação, transportes, segurança pública, fazenda, desenvolvimento social, agricultura, entre outras.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) tem como função dar apoio gerencial e administrativo às decisões do Prefeito sobre o desempenho das Subprefeituras e suas solicitações; realizar o acompanhamento gerencial das metas e atividades das Subprefeituras; criar indicadores para dimensionar os recursos humanos ...
É atribuição do Secretário Municipal de Administração prestar auxílio ao Prefeito e demais órgãos nos assuntos relacionados à formulação, coordenação e acompanhamento do cumprimento das metas de governo relacionadas à sua secretaria; gestão das atividades de administração em geral; preparar, redigir, expedir e ...
O secretário (ou dirigente) municipal de Educação é quem faz a gestão das políticas municipais da área. Ele coordena e conduz os processos da secretaria, favorecendo que a equipe trabalhe de maneira articulada para consolidar o plano de governo da prefeitura e cumpra o planejamento estratégico estabelecido.
A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica ...