O processo químico eu não sei entrar em detalhes (pois provavelmente faltei na aula quando estava na escola), mas tem a ver com a acidez do vinagre (pH 2,5 – 3,5).
Tabela 1.
2,88
O sumo do limão costuma ter um valor de pH próximo de 2,0 (a 25 °C) – o que é significativamente ácido! Observe a ilustração a seguir com os valores médios de pH para alguns materiais a 25°C: Fonte: CISCATO, PEREIRA e CHEMELLO. Química, vol 2, 1ª edição.
É bom para o cabelo: apesar de ser uma ação indireta, o tempero popular da culinária japonesa também pode contribuir com a saúde capilar. “Como no vinagre de arroz tem uma alta concentração de ácido acético, então ele é importante no sistema digestivo.
Desde épocas remotas, o vinagre é usado pelos orientais como tempero. Além de ser um ingrediente refinado e saboroso para a preparação de pratos, o vinagre de arroz, também tem finalidade terapêutica, sendo utilizado como remédio na prevenção e cura de muitas doenças.
Sim, o vinagre pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Mas, não exagere no uso. Por ser um acidificante, o vinagre de maçã pode deixar os fios muito leves, secos e quebradiços ao longo do tempo.
A acidificação causa malefícios à estrutura dos fios porque leva a uma diminuição muito grande do pH. O limite para manter as cutículas do cabelo fechadas e saudáveis é de 3,5. Um valor menor que esse leva os fios a afinarem, endurecerem e, consequentemente, quebrarem. Por isso, nunca passe o vinagre puro nos cabelos.
O vinagre de maçã ajuda a selar as cutículas dos fios Uma das vantagens do vinagre de maçã é que ele tem o pH bem ácido, ou seja, quando é aplicado nos cabelos, ele ajuda a fechar as cutículas abertas pelo shampoo, alinhando a fibra capilar e mantendo a hidratação dos fios.
Para conseguir o resultado, lave primeiro os cabelos com um shampoo antirresíduos. Depois, misture quatro colheres de sopa do vinagre em 300ml de água e aplique nos cabelos. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos e enxágue bem.
Para esse tratamento de acidificação basta misturar duas colheres de vinagre em 500ml de água. Com os fios limpos, aplique a mistura e deixe agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar condicionador como de costume. O resultado são fios muito mais fortes, alinhados e saudáveis.
Por exemplo: 30 ml de vinagre para 150 ml de água. Ou ainda 50 ml de vinagre para 250 ml de água. A quantidade vai depender do tamanho e do volume do seu cabelo. Depois de lavar o cabelo e enxaguar, passe essa misturinha no seu cabelo inteiro e deixe agir por uns 5 minutos.
Como acidificar o cabelo com Limão?
O acidificante capilar também pode ser feito em casa e a receita de fabricação é bem simples. Misture uma parte de vinagre de maçã com 3 partes de condicionador. Então, aplique essa mistura nos fios já lavados e ainda úmidos. Deixe essa mistura agir por cerca de 15 minutos e, então, enxague abundantemente.
Acidificante para neutralizações
A frequência de uso varia com a situação do cabelo. Fios que foram submetidos recentemente a tratamento químicos e estão muito porosos, quebradiços e frágeis podem receber o acidificante uma vez por semana. Se os cabelos não estiverem tão danificados, uma ou duas vezes por mês é o suficiente.
Teste do cabelo saudável
E falando de produtos que não pesam no bolso e ajudam no ritual de beleza, não podemos esquecer do limão, que dá uma força incrível para os fios, reduz a queda e dá um brilho extra aos cabelos. Ele tem um Ph ácido e, por isso, agirá fazendo uma limpeza profunda no couro cabeludo, reduzindo a oleosidade.
Apesar da loção ter suco de limão na composição, a tricologista não recomenda passar o limão diretamente no couro cabeludo. “Não recomendo passar diretamente o limão na cabeça por dois motivos: ele pode dar um efeito imediato, mas não tem o poder de tratamento, como os óleos essenciais têm.
A rica fonte de vitamina C torna os cabelos longos e fortes. Fortalece os folículos capilares, reduzindo a queda capilar. Contém um composto chamado Limoneno, que dá vida aos cabelos opacos e crespos. O limão tem propriedades que tratam e previnem a caspa, micose e outras infecções fúngicas do couro cabeludo.
Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paula Sanchez, de São Paulo, a fruta por si só não clareia os cabelos. “O limão contém compostos fotossensibilizantes chamados furocumarinas, que em contato com o sol aumentam a sensibilidade do cabelo à radiação UV e a luz visível.