Alguns dos sintomas que indicam a descida da caxumba para os testículos incluem:
Não é raro ocorrer um quadro de dor e desconforto testiculares nas orquites por caxumba por períodos mais longos, como 1 a 2 meses.
Além disso, repouso, ingestão de água e alimentação pastosa são importantes para melhorar até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus. Um ótimo remédio caseiro para caxumba é fazer gargarejos com água morna e sal, pois reduz a inflamação das glândulas, aliviando o inchaço e a dor.
A vacina é a única forma de prevenir contra a caxumba. Todas as pessoas devem tomar duas doses da tríplice viral, que protege também contra o sarampo e a rubéola. A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e pode ser tomada em qualquer posto de saúde gratuitamente.
A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.
Com relação à transmissão ao (à) seu (sua) parceiro (a), até 5 dias após o inicio dos sintomas. Não existe uma transmissão sexual do vírus, mas sim por transmissão respiratória direta que obviamente vai ocorrer durante o ato sexual.
Os sintomas iniciais de caxumba, também conhecida por papeira ou parotidite infecciosa, podem demorar entre 14 a 25 dias para surgir e o sinal mais comum é o inchaço entre a orelha e o queixo devido à inflamação das glândulas parótidas, que são glândulas produtoras de saliva, quando são afetadas pelo vírus.