Linguagem verbal, coerência e coesão.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.
Os elementos estruturais básicos são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações, mas também existem outros, como estruturas de escadas, vigas, paredes, estruturas de vãos de elevadores, entre outros./span>
Organização Textual Pelo Conteúdo e Objetivo
Elementos da comunicação
A coerência textual no Enem deve seguir três princípios básicos: o princípio da não contradição, princípio da não tautologia e princípio da relevância. ... A coerência é a conformidade entre fatos ou ideias, ou seja, está relacionada com o processo de construção de sentidos.
Coerência Narrativa Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições. Exemplo: Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela.
Assim como na coesão, princípios básicos devem ser seguidos para manter um texto coerente, sendo eles: ... Princípio da Não Tautologia: evitar ideias redundantes. Princípio da Não Contradição: evitar ideias contraditórias. Princípio da Continuidade Temática: o texto deve seguir dentro do mesmo assunto.
São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Qualidade de conciso. 2. Brevidade e clareza (no dizer ou escrever).
O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.
1. Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida)./span>
Um texto pode ser coeso e incoerente ao mesmo tempo. O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo./span>
A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.