R$ 2.
Art. 1º – A Instrumentação Cirúrgica é uma atividade de Enfermagem, não sendo entretanto, ato privativo da mesma. Art. 2º – O Profissional de Enfermagem, atuando como Instrumentador Cirúrgico, por força de Lei, subordina-se exclusivamente ao Enfermeiro Responsável Técnico pela Unidade.
Para realizar o curso técnico de instrumentação cirúrgica, você pode optar por fazer antes o curso técnico ou a faculdade (bacharelado ou tecnólogo) de Enfermagem. Entretanto, vale ressaltar que o curso técnico de Enfermagem oferece formação de nível médio, enquanto a faculdade é de nível superior.
CBIC - Colégio Brasileiro de Instrumentação Cirúrgica
O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade. Sua função primordial é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, sendo possível realizar as funções básicas de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado.
A função do circulante é de auxiliar o instrumentador, buscar materiais que faltaram na mesa ou que foram solicitados de ultima hora, e é responsável pelo recebimento do paciente, balanço hídrico e folha de sala.
Para atuar como instrumentador cirúrgico é necessário fazer um curso técnico ministrado por escola oficial ou instituição reconhecida pelo Governo Federal. Os cursos são oferecidos por Conselhos Regionais de Enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica.
O curso de especialização técnica de nível médio em Instrumentação Cirúrgica do Instituto Ana Neri é voltado para profissionais já formados no curso Técnico em Enfermagem, de modo que possam direcioná-los para auxiliar a equipe médica em procedimentos cirúrgicos, realizando procedimentos e atividades de enfermagem no ...
Portanto, a depender da capacitação da pessoa, o pós-curso de instrumentista cirúrgico permite trabalhar em diversos locais, como hospitais púbicos e privados, clínicas especializadas, ambulatórios, creches, escolas, casas de repouso, entre outros espaços que dependem de profissionais de saúde.
Entre os deveres do instrumentador estão: defender a instrumentação cirúrgica; exercer sua atividade com zelo e probidade; manter segredo sobre fato sigiloso que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional; e respeitar a dignidade e os direitos da pessoa, independentemente de qualquer consideração ...
três anos
1.