Na Cirurgia Torácica, o profissional faz a residência por dois anos. Seu salário é cerca de R$ 7.
Cirurgia está indicada para os pacientes que podem ter sua sobrevida comprometida se a cirurgia não for realizada nos próximos 3 meses. CASOS QUE PRECISAM SER REALIZADOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL: 1. Nódulos em vidro fosco com componente sólido (≧ 50%) ou suspeita clínica de câncer de pulmão em lesão ≦2 cm.
Toracotomia anterolateral: Geralmente, este procedimento é utilizado em casos de emergência, em que é realizada uma incisão ao longo da parte da frente do peito, que pode ser necessária após a ocorrência de um trauma no peito ou para permitir o acesso direto ao coração após uma parada cardíaca.
Traqueostomia 1 - Cordas vocais 3 - Cartilagem cricóide 5 – Balão 2 - Cartilagem tireóide 4 - Cartilagens traqueais Traqueostomia é um procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, indicado em emergências e nas intubações prolongadas.
A cirurgia do câncer de pulmão é uma operação de grande porte e sua recuperação normalmente leva de semanas a meses. Se os pulmões estão em boas condições geralmente o paciente pode retornar a suas atividades normais depois de algum tempo, mesmo se um lobo ou até mesmo um pulmão inteiro foi removido.
A cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças do tórax e do sistema respiratório com indicação cirúrgica, nos seguintes locais: Pulmões. Parede torácica (tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax)
A inserção do dreno torácico é feita com a pessoa acordada, embora algumas vezes seja administrado um sedativo. O médico anestesia a área entre as duas costelas e faz uma pequena incisão para inserir o dreno. O dreno é conectado para sucção.
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no centro de terapia intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.
Os drenos simples são retirados no máximo em 2 dias, mas aqueles a vácuo podem ficar de uma semana a um mês, dependendo da drenagem.
Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:
Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).
A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.
Drenos
Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d'água.
Dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam possível acúmulo no local da ferida operatória pós-operatório de líquidos infectados ou não.
Após um procedimento cirúrgico, este tipo de dreno impede que a área acumule o líquido, tal como o sangue, que poderia servir como o meio para que o bactéria cresça dentro. Normalmente usado para promover a drenagem em uma ferida cirúrgica aberta.
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.