Solecismo é um vício de linguagem caracterizado por ser um desvio gramatical que ocorre no nível sintático da língua. Trata-se de um erro muito comum que cometemos com frequência numa conversa informal. Exemplo: Vou no banheiro. (o correto seria: Vou ao banheiro.)
Barbarismo gramatical Esse tipo é caracterizado pela troca de palavras. Exemplos: "Meio" no lugar de "meia"; "Vir" no lugar de "ver".
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Os neologismos podem ser palavras novas criadas ou palavras já existentes que ganham outros significados. Eles também podem derivar de gírias, estragerismos ou modismos do momento. Beijo pouco, falo menos ainda. E mais cotidiana.
Assim, quando surgem por descuido, as ambiguidades são consideradas vícios de linguagem. Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
O que é Ambíguo: Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. ... "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".
Tipos de ambiguidade
Como identificar ambiguidades com questões de concurso e vestibular
1 Que tem sentido duvidoso ou incerto; dúbio: Informação ambígua. 2 Que é vago, impreciso ou indefinido: Não quis se comprometer; deu respostas muito ambíguas.
adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido. ... A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.
Que tem mais do que um sentido: 1 dúbio, equívoco, anfibológico, evasivo. Que é incerto ou duvidoso: 2 confuso, duvidoso, enigmático, escuro, impreciso, incerto, indefinido, indeterminado, indiscriminado, inexato, neutro, obscuro, problemático, vago.
Significado de antitético Antagônico; baseado numa oposição; em que há antítese; oposição, numa mesma frase, duas palavras ou pensamentos de sentido oposto.
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras. Uma possibilidade seria: Pai do namorado de Diana rejeita o relatório que investiga a morte da princesa em Paris, em 1997.
Para desfazer essa ambiguidade e deixar o sentido lógico no período, colocamos o adjunto adverbial imediatamente após o verbo. Veja: "Pedi, por telefone, que Joana voltasse logo".
Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia.
Como evitar a ambiguidade
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Significado de Por que [Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração. [Gramática] Com função de pronome relativo, introduz uma oração subordinada causal: não entendi por que chorava. ... Junção da preposição por + pronome relativo que.