Os registros de enfermagem no prontuário devem incluir a declaração dos problemas freqüentemente referidos pelos pacientes, os diagnósticos de enfermagem, os tratamentos e as respostas tanto à assistência médica como à de enfermagem, expressando o reflexo da avaliação periódica do paciente(3).
Inúmeros fatores podem influenciar na qualidade dos registros, dentre os quais se destacam: excesso de pacientes sob a respon- sabilidade da equipe de enfermagem nos cenários do cuidado; enfermeiros sobrecarregados por atividades de ordem gerencial; inclusão de formulários eletrônicos sem a devida capacitação ...
O exame físico de enfermagem é a investigação do corpo do paciente para determinar o estado de saúde do mesmo. Ele costuma ser realizado pelo enfermeiro e o procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente.
Guarde em envelopes de papel ou sacos plásticos, em temperatura ambiente e longe da exposição do sol. Exames com resultados normais podem ser descartados, mas não devem ser jogadas em lixo normal, pois podem contaminar o solo e a água ocasionando problemas ambientais.
Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deveria ser permanente. Mas, com a Lei 13.
Enquanto não forem retirados pelos pacientes, os exames (incluindo raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada) devem ser armazenados pelo prazo mínimo de 20 anos se não estiverem arquivados eletronicamente. Se o arquivo for digital, então o exame deve ficar arquivado de forma permanente.
Para guardar exames de sangue você deve escanear e salvar com PDF. Os exames de imagem devem ser guardados no formato jpg (basta fazer uma foto sem flash das radiografias, tomografias, ressonâncias, ultrassonografias, etc) os laudos desses exames devem ser escaneados.
- Exames de sangue tem validade de 6 meses (com exceção do exame de Zika Vírus que tem validade de 30 dias.) - Histeroscopia diagnóstica - Pode ser repetida a qualquer momento a critério médico. - Histerossalpingografica tem validade de 10 anos. - Exames da rotina ginecológica tem validade de 1 ano.
"HDs duram de cinco a oito anos se tiverem um bom cuidado.